Você está visualizando atualmente Municípios da Serra estão cotados para receber unidades habitacionais

Municípios da Serra estão cotados para receber unidades habitacionais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Em outubro deste ano foi lançado um edital de chamamento público pela Cohab/SC (Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina) para a compra de terrenos que serão destinados à construção de loteamentos e unidades habitacionais. Seis municípios da Serra Catarinense poderão ser beneficiados com 50 unidades habitacionais cada um.
A Cohab/SC pretende realizar a compra de terrenos que estejam dentro dos padrões exigidos no edital. Para os municípios da Serra Catarinense, a necessidade é que a área seja, em metros quadrados, de 20 mil a 25 mil, estando à venda por um valor aproximado de R$ 215 mil.
Os municípios que não dispuserem de um vendedor, perderão o benefício, que provê diretamente do orçamento da Cohab/SC. A presidente da companhia, Maria Darci Mota Beck, explica que qualquer pessoa pode ofertar seu imóvel, independente de ser pessoa física, jurídica, incluindo também corretores de imóveis que queiram tentar a negociação. A Cohab/SC analisará e ficará com a melhor oferta, de acordo com os requisitos detalhados no edital nº 33/2012, que está disponível no site oficial da companhia (http://cohab.sc.gov.br/). Uma das principais características necessárias para o imóvel é estar localizado em território urbano ou em área de expansão urbana. As propostas devem ser apresentadas até às 14h30min do dia 19 de novembro.
Maria Darci ressalta que é importante a mobilização da comunidade para que o benefício não seja perdido. Ela explica que ainda não foi decidido se a Cohab/SC fará apenas os loteamentos ou se irá construir as casas para depois serem vendidas. "Esse detalhe ainda não foi decidido, o processo de compra de imóvel é um pouco demorado, pois várias questões burocráticas são resolvidas antes do início da obra, como a avaliação pelo engenheiro, licença ambiental, licitação da empresa que irá construir… Porém, até o final de 2013 pretendemos estar com vários loteamentos prontos no estado", afirma ela, que também comenta que a Serra Catarinense será beneficiada com outros projetos. "Vamos dar uma atenção especial para a Serra Catarinense", ressalta.

Algumas prefeituras nem estavam a par do edital e podem perder o benefício

O prefeito do município de Bom Retiro, José Antônio de Melo, explica que recebeu um ofício da Cohab/SC, e desde então, apesar da procura que foi feita, ainda não apareceu nenhum imóvel disponível para a venda e não há previsões se até o prazo final Bom Retiro irá mandar uma proposta para a empresa.
Em Campo Belo do Sul, o prefeito Firmino Aderbal Chaves afirma que a comunidade está fazendo o possível para encontrar uma oferta que possa ser enviada, e que a prefeitura tem solicitado para as pessoas que têm uma área dentro das condições exigidas, que verifiquem se há a possibilidade de venda. "A previsão é de que consigamos este imóvel", afirma o prefeito.
No município de Otacílio Costa, o prefeito Denilson Luiz Padilha informa que não estava a par do edital, mas que irá procurar informações para ver como pode auxiliar o município.
Em Correia Pinto, o chefe de gabinete, Amarildo Volpato, informa que a gestão do município tomou conhecimento do edital quando ele próprio estava navegando na internet e encontrou por acaso as informações. "Estamos na expectativa de que apareça um terreno", comenta ele, que afirma que a informação tem sido divulgada entre a comunidade para aumentar as chances do município. Amarildo ressalta que já existe uma Cohab em Correia Pinto e que a Secretaria de Assistência Social mantém os dados da população atualizados para em caso de serem construídas novas unidades habitacionais, poder fazer um melhor encaminhamento da população.
Até o fechamento desta edição o Correio Lageano não conseguiu contato com os gestores dos municípios de Anita Garibaldi, São José do Cerrito e Urubici.
Os municípios de Correia Pinto e Otacílio Costa informaram não ter recebido nenhum aviso em relação ao edital da Cohab/SC.
A presidente da Cohab/SC, Maria Darci Mota Beck informou que foram enviados comunicados oficiais a todos os municípios selecionados no edital, além de forte divulgação na mídia estadual.

Municípios selecionados:

Anita Garibaldi
Bom Retiro
Campo Belo do Sul
Correia Pinto
Otacílio Costa
São José do Cerrito
Urubici

Fonte: CLMais/AMURES