Conhecer os programas do governo federal que têm reflexo direto nas prefeituras com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. É o objetivo de 15 dos 18 prefeitos da Serra Catarinense que estão em Brasília nesta semana participando do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, evento promovido pelo Governo Federal.
Mais de três mil prefeitos participam do evento que teve na abertura nesta segunda-feira, a participação da presidente da República, Dilma Rousseaff. Até amanhã, cinco auditórios estão sendo usados para palestras e oficinas de capacitação, onde vários ministros respondem a questionamentos dos prefeitos.
No hotel San Piter, onde estão hospedados os prefeitos da Serra Catarinense, a ministra de Relações Institucionais Ideli Salvatti e o senador Eduardo Suplicy fizeram uma prévia na manhã desta segunda-feira, sobre a importância das palestras e oficinas. "É extremamente importante esta vinda de vocês e porque o corpo técnico dos ministérios estará presente para esclarecer dúvidas e fornecer informações", declarou Ideli.
Ela vai receber os prefeitos de Santa Catarina nesta terça-feira, para jantar especial. Na pauta discussões dos problemas dos municípios e orientação de como buscar soluções. O presidente da Amures Carlos Moraes desembarca em Brasília nesta terça-feira. E deve entregar a ministra um pedido de prorrogação de prazo para entrega de projetos de saneamento básico, porque algumas prefeituras ainda não concluíram os projetos.
Oficinas paralelas
Desde a tarde desta segunda-feira estão sendo discutidas e apresentadas as principais políticas federais nas áreas da Educação, Saúde, Economia e Infraestrutura. O destaque do evento são as políticas públicas voltadas para as mulheres, bem como o Plano Brasil Maior e Desenvolvimento Local.
Nesta terça-feira a programação é mais extensa, com assuntos como Brasil Sem Miséria, PAC 2, além de ações desenvolvidas pelo MEC e pelo Ministério da Saúde.
Amanhã, a agenda será voltada para os programas de Prevenção a Desastres Naturais, programas de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do relacionamento entre União e Municípios. A programação paralela terá oficinas de capacitação que acontecem em seis salas, sendo quatro temáticas, uma de Apoio à Gestão e outra da Caixa Econômica Federal. A intenção é promover o treinamento e qualificação para que os gestores conheçam as ferramentas que dão acesso aos recursos e aos programas federais.