Parceria entre Governo e Klabin viabilizará pavimentarão de via que dá acesso a Otacílio Costa

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Uma parceria Público Privada entre o Governo de Santa Catarina e a Klabin, via compensação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), viabilizará a pavimentação da estrada perimetral Eraldo Merlin, de 1,5 quilômetro, que liga a SC 114 (antiga SC 425) ao bairro Igaras, em Otacílio Costa, onde fica uma das unidades da fábrica de papel. Na sexta-feira, 15, o governador Raimundo Colombo assinará a documentação autorizando a empresa a executar a obra. O ato será às 10h, no salão da igreja matriz.
A unidade de Otacílio Costa produz, anualmente, 350 mil toneladas de papel para embalagem. Além de atender o mercado interno, esse material é exportado para todo o Mercosul, por meio de rodovias e portos. A estrada perimetral, por sua vez, é passagem obrigatória de caminhões carregados de papel e madeira. "A pavimentação irá melhorar a trafegabilidade, facilitando a chegada da matéria prima e o escoamento da produção, e aumentando o fluxo de negócios", diz o diretor industrial da Klabin, Sadi Oliveira.
O secretário de Desenvolvimento Regional, Jurandi Agustini, lembra que a madeira usada pela Klabin é oriunda de toda a Serra Catarinense. "A parceria será benéfica para a região, pois a empresa é responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos em vários municípios, e novos investimentos criam novas oportunidades", diz o secretário.
A pavimentação também beneficiará os moradores do bairro Igaras. Hoje, para chegar a SC 114, muitos deles optam por um trajeto mais longo, apenas para evitar a poeira e os buracos da perimetral. "São alguns quilômetros a mais, sem contar o trânsito do centro, mas não dá para encarar essas condições. O asfalto será muito bem vindo", diz Marlene Martins Silva.
A estrada será pavimentada nos padrões de uma rodovia estadual. Por política interna, a Klabin está realizando uma licitação a fim de contratar a empreiteira que executará a obra. Todas as empresas inscritas na concorrência são habilitadas junto ao Departamento de Infraestrutura (Deinfra). O acesso da SC 114 à perimetral está localizado 4 quilômetros antes da principal entrada da cidade.

Fonte: SDR-Lages