Diagnóstico avaliará aeroportos da Serra Catarinense Serra Catarinense

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por meio de convênio com o Banco do Brasil, supervisionados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), farão diagnóstico em 13 aeroportos de Santa Catarina, contemplados pelo pacote de incentivo à aviação regional, anunciado pelo Governo Federal, no final do ano passado. Na Serra Catarinense serão os aeroportos de São Joaquim, Lages e Correia Pinto.
O diretor de Transportes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Dilney Cabral, informou que o Banco do Brasil será o encarregado por executar os projetos e as obras.
Segundo ele, o diagnóstico ficará a cargo do Laboratório de Transportes da UFSC (Labtrans), que fará junto com o ITA, a visita aos aeroportos, observando condições da pista, asfalto, segurança, iluminação, terminal, esteira e o que é preciso para que os aeroportos entrem em funcionamento.
"No diagnóstico será feito o levantamento da infraestrutura e a possibilidade de ampliação e investimentos", explicou. No entanto, a assessoria de comunicação do Labtrans informou que não existe nada de concreto em relação a realização do diagnóstico e que a parceria ainda está sendo negociada.
A expectativa é que depois as instituições apresentem, dentro de quatro meses, os resultados, e na sequência iniciem as obras e investimentos, conforme foi discutido em videoconferência com os técnicos da Anac.
Na ocasião, o prefeito Vânio Forster, de Correia Pinto, falou sobre as condições do aeroporto em construção. Segundo ele, o aeroporto há dez anos recebe investimentos e ele sente que não existe muito mais a se esperar. "O desenvolvimento e a geração de empregos da Serra passam pelo aeroporto em funcionamento".
O prefeito Elizeu Mattos também participou da videoconferência, ao lado do secretário de estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, que informou que a execução do plano de melhorias apresentado pela Anac é um incentivo para que cada região do estado tenha um aeroporto regional.

Acesso ao aeroporto

A empresa CCL está na fase de terraplanagem e de alargamento dos cerca de 1,8 quilômetro do acesso da BR-116 até o pátio de estacionamento do Aeroporto Regional de Correia Pinto.
O investimento do Governo do Estado é de aproximadamente R$ 5 milhões. A obra deve estar concluída conforme edital, até final de outubro deste ano. Após o acesso, a Anac fará vistoria final para homologação da pista e do aeroporto em todas as suas fases da obra.

Fonte: CLMais/AMURES