Os participantes passarão pela avenida Belizário Ramos, rua Frei Gabriel em direção à prefeitura, onde o prefeito Elizeu Mattos os recepcionará
Mais de 250 cavaleiros de toda a região participam da Cavalgada do Pinhão neste sábado (25) a partir das 8h. Cerca de 40 pessoas estão envolvidas na organização do evento que marca o retorno da tradição campeira à Festa Nacional do Pinhão. A iniciativa é do Grupo dos Cavaleiros de Lages, com apoio da prefeitura, através das Secretarias de Turismo e Meio Ambiente e da Comissão Central Organizadora (CCO) da Festa do Pinhão.
De acordo com o vice-prefeito e presidente da CCO, Toni Duarte, a cavalgada resgata a história dos tropeiros. "A interação entre a comunidade e os cavaleiros reforça a ideia da administração Elizeu Mattos e Toni Duarte para a Festa do Pinhão, de trazer de volta o tradicionalismo ao evento, fortalecendo a cultura e costumes do homem serrano", afirma.
Grupos de cavaleiros de cidades vizinhas já estão a caminho de Lages e o ponto de encontro da cavalgada-desfile será na chácara do Bom Jesus, no bairro Caça e Tiro. "Na sexta-feira à noite haverá a grande concentração destes grupos que vieram de fora e, no sábado, será a partida da cavalgada com todos os participantes pelas principais ruas de Lages", explica a coordenadora Beatriz Melo (Bia).
Serão 12 quilômetros até a sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG-SC), no parque de exposições Conta Dinheiro, destino final da cavalgada. Os participantes passarão pela avenida Belizário Ramos, rua Frei Gabriel em direção à prefeitura, onde o prefeito Elizeu Mattos os recepcionará. "Neste ponto haverá a primeira parada, com apresentações, num momento de confraternização", diz Beatriz.
Em seguida o grupo parte em direção a avenida Presidente Vargas, passando pela avenida Camões. "Lá haverá mais uma parada, em frente à Igreja do Rosário, e logo o grupo segue ao parque Conta Dinheiro; toda a comunidade lageana está convidada a acompanhar", destaca.
Além da prefeitura, a Cavalgada do Pinhão tem apoio da Polícia Militar, na escolta dos cavaleiros por todo o percurso; Corpo de Bombeiros; Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) do município.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lages