Prêmio Índice de Responsabilidade Fiscal e Social dos Municípios está na programação da Marcha

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

      A premiação das dez gestões municipais que se destacaram no Índice de Responsabilidade Fiscal e Social dos Municípios (IRFS) será uma das atividades da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A abertura oficial do evento está prevista para o dia 9 de julho, e o termino está marcado para a quinta-feira, 11. Durante a programação, os Municípios mais bem colocados no ranking serão homenageados. Porém, o Índice deve ser divulgado durante a coletiva de imprensa de lançamento do evento, no dia 8 de julho.
Desenvolvido pelo Departamento de Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o IRFS mostra o desempenho das administrações municipais, por meio da análise dos dados das prestações de contas. O Índice é composto por três pilares: puramente fiscal relacionado aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); qualidade de gestão que trata dos gastos públicos; e social referente ao desempenho nas áreas de Saúde e Educação.
O objetivo é compreender, estimular é divulgar a cultura da responsabilidade fiscal, associada à responsabilidade social e a melhoria das gestões municipais. O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, salienta: "mostrar, todos os anos, o desempenho dos Municípios é uma forma de incentivar a boa gestão". Mas, para o líder municipalista, o importante é olhar o conjunto do trabalho feito ao longo do ano.

Avaliação

"O IRFS oferece à sociedade um parâmetro simples e ao mesmo tempo amplo de avaliação da administração dos Municípios, que não se restringe apenas aos controles da Lei, pois abrange medidas de eficiência interna e de responsabilidade social", explica Ziulkoski.
Além do Prêmio, outras atividades estão previstas na programação da Marcha. Como por exemplo: divulgação do Projeto Experiência Municipal, Lançamento do Portal do Observatório do Crack, Plenárias Técnicas, VIII Fórum dos Vereadores e V Fórum de Contadores. As inscrições para o evento estão abertas, e podem ser feitas aqui.

Mais informações no http://www.marcha.cnm.org.br/

Fonte: Agência CNM