Programa Mais Médicos fecha com 3.511 municípios inscritos

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Divulgado na sexta-feira (26/7) pelo Ministério da Saúde o balanço final do Programa Mais Médicos, onde apontou a participação de mais de 3.500 municípios. Os profissionais que se inscreveram tiveram até domingo (28) para indicar a localidade onde desejam trabalhar. Para realizar esse procedimento é necessário acessar o site do programa, informar o login e a senha e listar as seis cidades de preferência. O Programa tem como meta levar médicos para atuar durante três anos na atenção básica à saúde em regiões pobres do Brasil, como na periferia das grandes cidades e em municípios do interior.
Os profissionais que atuarão nessas cidades farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa, receberão ajuda de custo e um incentivo de R$ 10 mil reais custeados pelo Ministério da Saúde. Caso as vagas não sejam preenchidas por brasileiros o Governo prevê a contratação de profissionais estrangeiros para trabalhar nas localidades mais carentes. Além disso, a meta é ampliar as vagas em cursos de medicina e da residência médica.

O programa

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais. As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros. A iniciativa prevê, ainda, uma mudança na formação dos estudantes de Medicina: a partir de 1º janeiro de 2015, os alunos que ingressarem na graduação deverão atuar por um período de dois anos em unidades básicas e na urgência e emergência do SUS. O chamado "2º ciclo de Medicina" vai permitir ao estudante trabalhar em contato direto com a população.


Condições adequadas

De acordo com dados do Ministério da Educação, já foram mapeados 60 municípios que têm as condições necessárias para ofertar vagas de graduação em medicina. A expectativa é de que a expansão ocorra nesses locais. Atualmente, somente 57 municípios têm cursos de medicina. A proposta do governo federal visa garantir mais oportunidades no Norte e Nordeste do País.

Veja abaixo os números de acordo com cada Estado

UF Quantidade de municípios
AC 19
AL 53
AM 60
AP 15
BA 317
CE 150
DF 1
ES 55
GO 154
MA 143
MG 495
MS 45
MT 81
PA 105
PB 90
PE 117
PI 166
PR 286
RJ 58
RN 101
RO 44
RR 12
RS 346
SC 174
SE 42
SP 309
TO 73
TOTAL 3.511

  Fonte Subchefia de Assuntos Federativos /SRI: