Você está visualizando atualmente Por causa de problema no Suasweb, prestação de contas foi prorrogada mais uma vez

Por causa de problema no Suasweb, prestação de contas foi prorrogada mais uma vez

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     O prazo para o preenchimento do Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico-Financeira (Serviços/Programas e IGD-Suas) foi prorrogado mais uma vez. De acordo com o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), a decisão foi tomada por causa de erros no sistema do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).
Agora os gestores têm até 30 de setembro para o preenchimento do Demonstrativo de 2012. No caso dos conselhos, o prazo é 31 de outubro, para prestação de contas dos recursos federais recebidos via FNAS, também em 2012.
A prestação de contas é obrigatória nos processos de financiamento do MDS, no caso de transferência fundo a fundo ou por convênios e contratos. As informações devem ser enviadas via Suasweb, um sistema disponível na página do MDS na internet. Somente gestores que possuem senha e login poderão preencher e finalizar a ação.

Erros do sistema

Os erros detectados no Suasweb foram: lentidão, sistema fora do ar e divergência de informação em relação aos valores repassados aos Municípios (o MDS tinha um valor e o Município outro). Além de erros na base de dados do MDS; e nos demonstrativos de Serviços/Programas e do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-Suas).
Devido à sobrecarga e às falhas, o MDS não sabe informar quantos Municípios conseguiram concluir a prestação de contas. Tanto os gestores estaduais quanto os municipais estavam impossibilitados de concluí-la desde a abertura do Suasweb em 15 de julho.

Sanções aplicadas

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça as sanções, no caso de os Municípios e Estados não enviarem as informações da execução dos repasses. Os gestores poderão ser responsabilizados por omissão ao não prestar contas do uso dos recursos federais. Outra penalidade é a suspensão dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Bolsa Família.
A CNM orienta que os gestores não deixem para preencher o Demonstrativo nos últimos dias, para que não sobrecarreguem o sistema, evitando assim, serem prejudicados.

Fonte: Agência CNM