Você está visualizando atualmente Colégio Aristiliano Ramos será demolido e Praça João Costa revitalizada

Colégio Aristiliano Ramos será demolido e Praça João Costa revitalizada

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

    Os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), o qual é vinculado à Fundação Cultural de Lages (FCL), reuniram-se nesta segunda-feira (30) para deliberar sobre a demolição ou preservação do prédio da Escola de Educação Básica Aristiliano Ramos, localizada no calçadão da Praça João Costa. Estiveram presentes oito dos 14 integrantes do conselho e a maioria aprovou o projeto votando a favor da demolição do edifício, abrindo espaço para a ampliação da praça.
A decisão foi tomada após várias reuniões e discussões sobre o projeto, inclusive após a incorporação de algumas sugestões, como por exemplo, a criação de um memorial histórico. Porém, o projeto apresentado pela Secretaria de Planejamento, que mostra como ficaria o Centro após a revitalização, considerando a ausência do colégio, ainda continua em desenvolvimento e está aberto a sugestões.
Foram seis votos a favor e dois contra a demolição do edifício. O assunto foi avaliado considerando que em breve será iniciada a execução do projeto de cabeamento subterrâneo no Centro e de acordo com o secretário de Planejamento, Jorge Raineski, a ideia é aproveitar o momento, que inevitavelmente causará transtornos à população, para fazer a revitalização.

A favor do cidadão

Os recursos pelo governo do Estado já estão garantidos. A estimativa é de que sejam necessários cerca de R$ 15 milhões para a execução do cabeamento e da reurbanização. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a IDP Engenharia, Meio Ambiente e Arquitetura. A empresa espanhola está no Brasil desde 2011, com escritório em Florianópolis. "A ideia é finalizar o projeto este ano e iniciar a execução no ano que vem", declara o executivo da Secretaria de Planejamento, Rafael Carneiro.
Serão criadas áreas de playground, lazer, cafeterias, banca de jornal e revistas e áreas verdes, além de um espaço amplo para realização de eventos, com um palco fixo. As ruas Nereu Ramos, Coronel Córdova e parte da Correia Pinto, que compõe o Centro da cidade, estão no projeto como um eixo de circulação humanizado com espaço para bicicletários. "O grande conceito do projeto é recuperar as áreas públicas e devolver à população um espaço que aos poucos foi tomado pelos veículos. Esta é a tendência nos grandes centros. Cada vez mais áreas públicas são utilizadas a favor do cidadão", comenta Rafael.

Fonte: Comunicação Prefeitura de Lages