Você está visualizando atualmente Marcados os julgamentos das primeiras Prestações de Contas dos Prefeitos, de 2012, no TCE

Marcados os julgamentos das primeiras Prestações de Contas dos Prefeitos, de 2012, no TCE

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Depois de tramitar no Tribunal de Contas de Santa Catarina – TCE, duas Prestações de Contas do Prefeito – PCP seguem para a sessão de julgamento da casa, uma no dia 30 de outubro e outra no dia 11 de novembro. Estes são os primeiros julgamentos referentes a conta das prefeituras no exercício de 2012. A tramitação e os últimos andamentos de cada conta municipal podem ser acompanhados no site da FECAM, no setor de serviços.
O parecer do TCE quanto aos PCPs, observa as normas constitucionais, legais e regulamentares na execução dos orçamentos públicos municipais; o cumprimento dos programas previstos na Lei Orçamentária anual quanto a legalidade, legitimidade, economicidade e alcance das metas e o reflexo da administração financeira e orçamentária no desenvolvimento econômico e social do Município.

Estudo FECAM

A FECAM está acompanhando a tramitação das Prestações de Contas dos Prefeitos junto ao TCE e atuando na orientação dos gestores. Além disso, a entidade entregou ao Tribunal no último ano um estudo apresentando as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios em 2012 com o pedido de análise das contas levando-se em consideração o estudo realizado.
Entre os apontamentos do estudo está a queda de recursos federais, principalmente o FPM, alterando o planejamento municipal. Em Santa Catarina, os municípios deixaram de receber R$ 357,2 milhões do valor programado inicialmente, em função da redução da receita do FPM, desoneração do CIDE, do IPI e do IPI-Exp. Por outro lado, os municípios tiveram um custo de R$ 634,4 milhões a mais que o previsto devido aos Restos a Pagar da União e ainda o impacto da fixação dos pisos de algumas categorias e do aumento do salário mínimo.

Fonte: Fecam