Você está visualizando atualmente Municípios têm prazo até hoje (31) para análise do CNPJ visando apuração de empresas ingressantes no Simples Nacional

Municípios têm prazo até hoje (31) para análise do CNPJ visando apuração de empresas ingressantes no Simples Nacional

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     A Federação Catarinense de Municípios – FECA alerta os municípios catarinenses para necessidade de efetuarem análise do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) dos respectivos contribuintes com o objetivo de avaliar o ingresso de empresas no Simples Nacional, conforme prevê o comunicado do Conselho Gestor do Simples Nacional – CGSN nº 26/2013. O prazo encerra-se nesta quinta-feira, dia 31 de outubro.
O procedimento a ser adotado pelas prefeituras será o de verificar a existência de eventuais pendências cadastrais, débitos fiscais de contribuintes cuja exigibilidade não esteja suspensa, a fim de impedir o ingresso no regime do Simples Nacional a partir de 2014, sem a prévia regularização perante o município. Foi disponibilizado aos municípios, neste mês de outubro, arquivo com a relação de todos os CNPJ (matriz e filiais) da base da Receita Federal do Brasil – RFB que estão localizados naquela base de dados, exceto os baixados e nulos. Após a análise desses CNPJs, os municípios deverão encaminhar à Receita Federal a relação daqueles que possuam pendência, para evitar que ingressem no regime simplificado.
"Assim, o envio do arquivo antes do início do agendamento permite que a verificação de pendências ocorra desde o primeiro dia deste. Caso o município deixe de encaminhar o arquivo até 31 de outubro, a RFB entenderá que não há CNPJs com pendências no município", explica o assessor jurídico da FECAM, Edinando Brustolin.
No Simples Nacional, as empresas recolhem os tributos de modo unificado, porém cabe aos municípios todas as obrigações de fiscalizações de sua competência, o que pode ser feito via Portal do Simples Nacional. Em 2013, 151 municípios catarinenses, o que representa mais de 50% não fizeram nenhum acesso ao portal. Dos 17.096 acessos realizados no portal do Simples Nacional pelos Municípios em 2013, o município de Chapecó é o que possui maior número de acessos, com total de 1.206.

Serviço

Para facilitar esses e outros procedimentos o Consórcio de Informática na Gestão Pública (CIGA), entidade coligada à FECAM, disponibiliza o Sistema de Gestão do Simples Nacional, capaz de processar os dados do Simples Nacional, identificar as empresas que possuem pendências e gerar o arquivo de retorno em poucos passos. O acesso pode ser feito pelo site HTTP://simples.ciga.sc.gov.br.

Fonte: Fecam