O objetivo da vinda do embaixador à Santa Catarina é estreitar as relações comerciais entre o mercado catarinense e japonês, principalmente na exportação da carne suína. A entrada da carne suína catarinense foi autorizada pelo governo japonês em maio deste ano.
A Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani, e o prefeito de São Joaquim, Humberto Brighenti, receberam, na quarta-feira, 6, o embaixador do Japão, Akira Miwa, e cônsul-geral do Japão, Yoshio Uchiyama. O município integrou o roteiro de visitas da comitiva por possuir uma expressiva comunidade de descendentes japoneses. O embaixador visitou a Estação Experimental da Epagri, Cooperativa Sanjo, Frutícola Hiragami encerrando a visita passando pela Vinícola Villa Francioni, onde puderam degustar vinhos premiados e conhecer a rica arquitetura do local. Santa Catarina é o maior produtor nacional de carne suína, respondendo por um quarto do total produzido no país. Da média de 800 mil toneladas produzidas por ano no Estado, o mercado internacional consome cerca de 200 mil toneladas. O Japão é o maior importador de carne suína do mundo, comprando o equivalente a 1,2 milhão de toneladas por ano.
A expectativa do governo do Estado é de que, em uma primeira etapa, Santa Catarina responda por 10% desse mercado, ou seja, cerca de 120 mil toneladas. O montante representaria um ganho da ordem de 60% nos embarques de carne suína catarinense para o exterior. O Japão também consome 90% de carne de frango brasileira e aproximadamente 50% do produto é de origem catarinense.
Fonte: SDR São Joaquim