A estrutura física do hospital filantrópico de Ponte Alta passará por uma ampla reforma. Durante visita a unidade de Saúde, na quinta-feira, 6, o governador Raimundo Colombo autorizou a liberação de R$ 380 mil do Fundo Social para a execução de obras que irão resultar em melhorias na qualidade do atendimento. O prefeito Carlos Moraes, o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, e a deputada federal Carmen Zanotto acompanharam o ato.
"A Constituição Brasileira afirma que a Saúde é um direito de todos os cidadãos, e cabe ao poder público dar suporte às instituições voltadas a elas", disse o governador. "O modelo filantrópico é o mais eficiente porque se baseia no amor pela causa humanitária", concluiu Colombo.
O recurso liberado pelo Governo do Estado viabilizará a conclusão da cozinha e a reforma dos setores de Urgência e Emergência, Pronto Atendimento, Radiologia (Raio-X), farmácia, consultório médio, lavanderia, leitos e banheiros. O cronograma prevê a substituição de pisos, lajotas, portas, fechaduras danificadas e vidros quebrados, e a restauração das redes elétrica e hidrosanitária. As obras adequarão à estrutura física às normas da Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nos próximos dias, a associação que administra o hospital escolherá a empresa que irá efetuar os trabalhos. "Vamos pedir ajuda à profissionais do ramo para garantir uma obra de qualidade", diz a presidente da entidade, Ilce Terezinha Moraes. Ela é uma das 87 voluntárias que se revezam no dia a dia.
O hospital filantrópico de Ponte Alta foi fundado no dia 5 de fevereiro de 1971. Atualmente, presta atenção básica a pacientes dos municípios de Ponte Alta, Correia Pinto e São Cristóvão, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: SDR Lages