Assinada ordem de serviço para reforma do aeroporto

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     O prefeito Elizeu Mattos assinou nesta quarta-feira (11) a ordem de serviço para reforma do aeroporto federal Antônio Correia Pinto de Macedo, a ser executada pela empresa B e P Construtora e Incorporadora. O valor do investimento é de R$ 125 mil. As adequações serão necessárias para garantir a operação de voos comerciais. No ano passado diretores da empresa aérea Azul fizeram vistoria e sinalizaram grande interesse em operar em Lages.
O projeto foi elaborado pelas Secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente (esta última administra o aeroporto) com acompanhamento dos técnicos da Azul e aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em novembro do ano passado. O prefeito salientou a agilidade nas providências para garantir a vinda da empresa para Lages, com voos diários para São Paulo. "O município já foi cadastrado no programa de incentivos a voos regionais pelo governo federal. A Azul nos garantiu que assim que sair o subsídio será confirmada sua operação", diz.
Recentemente, em reunião com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, em Brasília, o prefeito conseguiu um caminhão de combate a incêndio que será usado pelo Corpo de Bombeiros no aeroporto, no valor de R$ 1 milhão. Atualmente o aeroporto recebe em média 120 aeronaves de menor porte por mês em serviço de táxi aéreo.

Reforma

Para receber aeronaves de porte maior o aeroporto precisa passar por readequações, garantidas com a entrega da ordem de serviço: construção de uma sala de desembarque; readequação do local de embarque; e implantação de um canal de inspeção, essencial para a segurança, que contará com sistema raio X e detector de metais. "A sala de embarque precisa ser ampliada para comportar pelo menos os 70 passageiros que estão previstos para a aeronave modelo ATR-72 da Azul. Hoje temos somente 30 assentos", comenta o diretor de Terminais da Secretaria de Meio Ambiente, Antônio Alexandre Pucci Polese.
Também será destinado um local para a retirada de bagagens e construída uma área coberta para a Sessão de Combate a Incêndio (SCI) do Corpo de Bombeiros. Esta é uma exigência para operação de aeronaves com mais de 30 passageiros. "Uma brigada de incêndio estará a postos durante todo o horário de funcionamento", informa o gestor de Segurança Operacional, George Picinato.


Fonte: Prefeitura de Lages