Você está visualizando atualmente Saúde continua trabalho de recuperação dos prédios atingidos pelo granizo

Saúde continua trabalho de recuperação dos prédios atingidos pelo granizo

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     A equipe da Secretaria Municipal de Saúde continua recuperando as estruturas físicas danificadas pela chuva de granizo do dia 13 de outubro. O telhado do pronto-atendimento Tito Bianchini está 100% concluído. Agora os trabalhos estão concentrados na pintura interna e externa e restauração do piso do prédio. O prazo global para retornar ao funcionamento é de 30 dias. Enquanto isso o pronto-atendimento (urgência e emergência) permanece em atividade na Sessão de Saúde do 10º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), 24 horas por dia. A prefeitura firmou parceria com o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres para a disponibilização de oxigênio aos pacientes, uma vez que a Sessão de Saúde do Exército não possui ar comprimido.

Serviços restabelecidos

Desde a semana passada os serviços Tratamento Fora de Domicílio (TFD), alto custo, regulação, apoio administrativo, gestão de pessoas, ouvidoria, controle e avaliação e gabinete foram restabelecidos. A marcação de consultas e os trabalhos do laboratório municipal não foram afetados e continuam funcionando normalmente.
Os programas Saúde do Idoso, da Criança e do Adolescente, e do Homem, que funcionam na Policlínica Municipal, ao lado da Vigilância Epidemiológica, estão normalizados. No prédio da Diretoria de Atenção Básica, atrás da Farmácia Básica, somente os banheiros foram atingidos pelos efeitos do granizo, mas também já está em funcionamento.

Vacinas nas Unidades de Saúde

A edificação da Vigilância Epidemiológica continua sem a Central de Vacinas, mas a entrega de medicamentos está funcionando. Devido ao entrave relacionado à energia elétrica, a orientação é de que os pacientes procurem a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de origem para vacinação. O prédio da Vigilância Sanitária, na rua Professor Walter Dachs, 69, Centro, não foi atingido. O mesmo ocorre com o Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), na mesma rua.

Reativada UBS do Universitário

Das 28 UBSs, somente as dos bairros Caça e Tiro e Universitário tiveram os trabalhos interrompidos – os telhados foram inteiramente destruídos. Mas a partir desta terça-feira (28) a UBS do Universitário volta a atender e o trabalho está, gradativamente, sendo restabelecido. Para consultas e renovação de receitas, nas duas UBSs, há o encaminhamento para a Policlínica Municipal. “É importante que as pessoas procurem a UBS para obter informações corretas sobre os procedimentos adotados até que tudo se reorganize”, afirma a gerente de Estratégia Saúde da Família (ESF), Saionara Guidolin.

Exames

Sobre autorizações para realização de exames, o paciente deve procurar a UBS abrangente da sua área de moradia. Em relação à solicitação de medicamento, a Farmácia Básica Municipal opera normalmente.