Cavalgada de Lages reúne cerca de 500 cavaleiros

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     A 8ª Cavalgada de Lages, promovida pelo Grupo de Cavaleiros de Lages e equipe do programa “Oh, de Casa!”, com apoio da prefeitura, foi marcada pela participação de mais de 500 cavaleiros que levaram suas famílias a prestigiar o evento na manhã de sábado (8). Os cavaleiros chegaram cedo ao Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG-SC). Eles provaram o café da manhã no melhor estilo campeiro. A saída ocorreu em direção à localidade de Tributo.
O vice-prefeito Toni Duarte sempre participa e cultiva o tradicionalismo. “O evento está consolidado. O que devemos fazer é promover e incentivar iniciativas como essa. A integração das famílias que visam o tradicionalismo é muito boa e ver crianças pequenas sobre os cavalos aumenta o sentimento de valorização e resgate da tradição”, afirma.
Toni lembra que, em tempos em que a tecnologia muitas vezes aproxima quem está longe e afasta quem está perto, a cavalgada, por exemplo, torna a família mais unida. “Contribui no fortalecimento do laço familiar. Esse é o valor maior e o que faz a cavalgada valer a pena”, reitera.
O sábado de sol forte não desanimou os participantes que aproveitaram a cavalgada para vislumbrar as paisagens dos campos de Lages passando por estradas de chão, em meio às árvores e caminhos estreitos. “Há um sentimento maior de amizade e companheirismo”, detalha Toni.
Estímulo aos jovens
Para Paulo Roberto Letti, um dos organizadores, fala que a cavalgada deste ano foi bem positiva. “Quando começamos, em edições passadas, reuníamos cerca de 200 cavaleiros. Com o tempo esse número saltou para mais de 700. As pessoas estão voltando a cultivar o tradicionalismo. Muitos adotam isso como estilo de vida”, explica. Devido aos prejuízos causados pela queda de granizo em 13 de outubro para muita gente envolvida na cavalgada, este ano o número de participantes foi reduzido, mas nada que ofuscasse o brilho do evento. “Em torno de 500 cavaleiros prestigiaram”, conta.
O lageano Luiz Antonio Canani trabalha na rede hoteleira e sempre que pode participa de eventos e ações tradicionalistas. Ele esteve na cavalgada junto à esposa e um grupo de amigos. “É importante para recuperar o tradicionalismo na Serra. Torna-se um estímulo para os jovens e crianças tomarem gosto pelo tradicionalismo e enaltecer a cultura gaúcha, tão presente em Lages”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Lages