Prefeito reeleito de Correia Pinto Vânio Forster foi conduzido por unanimidade à presidência da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), dia 10 de dezembro e já começa desempenhar as funções de liderança regional. Ele foi um dos coordenadores da audiência pública que discutiu esta semana com entidades e comunidade, a duplicação da BR-116.
Forster que chegou ser sondado para presidência da Amures outras duas vezes, disse que não decepcionará seus colegas prefeitos e pretende realizar um trabalho com abrangência regional com ações pontuais aos pequenos municípios da Serra Catarinense. “Através da Amures vamos levar as demandas dos municípios menores ao governo do Estado”, adiantou.
Uma das primeiras ações do presidente eleito foi reforçar pedido ao secretário Regional de Lages, João Alberto Duarte para que a região tenha tratamento diferenciado nos repasses do transporte escolar. Uma proposta foi entregue ao secretário de Estado da Educação, mas até agora não existe um posicionamento e o ano letivo de 2015 pode iniciar com esta queda de braço entre prefeituras e Estado.
O novo presidente da Amures tem metas claras para seu exercício na associação. Como o fortalecimento dos municípios e a união em torno dos pleitos comuns. A conclusão do aeroporto regional, duplicação das BR-116 e 282, além do fortalecimento das agroindústrias familiares.
Assim que tomar posse na segunda quinzena de janeiro, ele pretende ter um encontro com o governador Raimundo Colombo, em que apresentará as demandas da região. Devem acompanhar a reunião o presidente do Consórcio Serra Catarinense (Cisama), Edilson José de Souza e do Consórcio de Saúde, Edelvânio Nunes Topanoti.
Cisama e Consórcio de Saúde com novos presidentes
A eleição que conduziu Vânio Forster à presidência da Amures também definiu a diretoria do Consórcio de Serra Catarinense (Cisama), que será presidido pelo prefeito de Campo Belo do Sul, Edilson José de Souza o do Consórcio de Saúde, que permanecerá com o prefeito de Bom Jardim da Serra, Edelvânio Topanoti. Ele já respondia interinamente pelo Consórcio de Saúde.
A implantação de uma Policlínica Regional de Saúde, que já foi incluída nas prioridades do Plano Plurianual da Assembleia Legislativa será uma das metas de Edelvânio Topanoti.
Para o novo presidente do Cisama, os problemas de saneamento básico são as prioridades a serem seguidas em 2015. “Sabemos que é uma questão que depende de recursos federais e nós municípios não temos como resolver sozinhos essas demandas”, comentou.
DIRETORIA AMURES – 2015
Presidente
Prefeito de Correia Pinto – Vânio Foster
Vice-presidente
Prefeito de Rio Rufino – Ademar de Bona Sartor
2º Vice-presidente
Prefeito de Urubici – Fidelis Schappo
Conselho Fiscal
Prefeito de Bom Retiro – Albino Gonçalves Padilha
Prefeito de São José do Cerrito – Arno Tadeu Marian
Prefeito de São Joaquim – Humberto Luiz Brighenti
Suplentes
Prefeito de Capão Alto – Luiz Carlos Alves de Freitas
Prefeito de Otacilio Costa – Luiz Carlos Xavier
Prefeito de Bocaina do Sul – Luiz Carlos Schmuler
Presidente Consórcio Serra Catarinense -Cisama
Prefeito de Bom Jardim da Serra – Edilson José de Souza
Presidente Consórcio Saúde – CIS AMURES
Prefeito de Campo Belo do Sul – Edelvânio Nunes Topanoti