Você está visualizando atualmente Governador degusta vinhos e declara aberta 2ª Vindima

Governador degusta vinhos e declara aberta 2ª Vindima

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Com presença de alguns dos maiores enólogos de Santa Catarina, empresários e autoridades como governador Raimundo Colombo, foi aberta no final da tarde desta quinta-feira em São Joaquim, a 2ª Vindima de Altitude. Período que se caracteriza entre a colheita das uvas e o inicio da produção de vinhos. Mesmo com chuva, centenas de pessoas compareceram à abertura do evento.
A praça da Igreja Matriz passou por completa remodelação para recepcionar a abertura do evento e os visitantes que são esperados do Estado todo, nesses quatro dias da Vindima. A previsão de colheita 25% maior que o ano anterior, mereceu uma programação digna das maiores regiões produtora de vinhos do mundo.
O grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza e Jurerê Jazz Project, de Florianópolis abriram a programação de espetáculos culturais agendados até domingo. Degustação de vinhos dos mais de 20 empreendimentos vinícolas reforçou o convite e deram uma demonstração do que encontrarão os visitantes da Vindima de Altitude 2015.
O presidente da Associação Catarinense de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), Acari Amorim destacou a importância da uva e do vinho na cadeia produtiva de negócios que inclui a hotelaria, gastronomia e o artesanato da região. E observou que os vinhos da Serra Catarinense já estão espalhados por todo Brasil.
A Vindima desse ano será regada por jantares harmonizados, café colonial, happy hour e almoços. Os vinhedos da Serra Catarinense estão localizados entre 900 a 1400 metros de altitude, o que corresponde ao objetivo de exploração comercial de vinhos finos. Hoje são mais de 500 hectares de vinhedos com destaque para variedades como Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Cabernet Franc, Sangiovese, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Trincadeira e Malbec. O prefeito de São Joaquim, Humberto Brighenti, enfatizou que só na microrregião de São Joaquim são mais de 250 hectares de vinícolas. “Isso representa mais de 50% da produção do Estado com ao menos um milhão de garrafas de produtos de subprodutos da uva”, afirmou o prefeito.
O presidente da Amures, prefeito de Correia Pinto Vânio Forster prestigiou a abertura da Vindima de Altitude e destacou a importância econômica da atividade. “São mais de 400 empregos diretos só e São Joaquim. É um orgulho para nossa região esta atividade que começa a se ramificar por vários municípios”, comentou Forster.

Vinhedos aliado ao turismo

O enoturismo é um segmento turístico que se fundamenta na viagem motivada pela apreciação do aroma e sabor dos vinhos, da gastronomia e da cultura local. Desta forma os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre a produção da uva, bem como a elaboração de vinhos e degustar o que existe de melhor na Serra Catarinense, durante a Vindima.
E para dar mais sabor a isso tudo, a apresentação da Escola do Teatro Balé Bolshoi do Brasil, será uma das atrações no evento este ano. Ao menos 25 mil pessoas devem passar pelas rotas das vinícolas da região serrana, segundo o presidente da Acavitis, Acari Amorim.
Será a primeira vez que a Escola do Teatro Balé Bolshoi se apresentará em São Joaquim. A exibição está programada na Vinícola Pericó, no sábado, dia 28, às 17 horas. O balé volta a se apresentar no encerramento da Vindima, na praça matriz de São Joaquim no domingo.
Informações da Acavitis apontam que são 35 vinícolas credenciadas, sendo que 18 delas comercializam cerca de 150 rótulos.