Municípios da Amures se destacam na avaliação de transparência pública do país

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Um levantamento feito pela Controladora Geral da União – CGU avaliou a transparência pública em municípios do país e constatou que 305 cidades têm nota zero no quesito. O número representa 62% do total avaliado.
O estudo foi feito em comemoração aos três anos da Lei de Acesso à Informação, que garante o direito dos cidadãos a ter acesso a informações produzidas ou detidas pelo governo. O levantamento levou em consideração as 27 capitais mais 465 municípios com até 50 mil habitantes.
A verificação da transparência de cada estado e município foi feita através de solicitações reais de acesso à informação em diversas áreas do governo. A avaliação ocorreu apenas no poder Executivo de cada local.
Dentro os municípios avaliados estavam quatro pertencentes a Amures. Correia Pinto ficou em 5º lugar na tabela com a nota 9,44, Bocaina do Sul ficou na 75ª posição com 2,78, Campo Belo do Sul em 80º com 2,78 e Bom Retiro em 82º também com 2,78.
O presidente da Amures e prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster comemorou a notícia. “Estamos contentes não apenas pela posição de Correia Pinto, mas sim por termos 4 municípios avaliados e termos ficado em boas colocações considerando a quantidade de cidades analisadas” comentou ele, lembrando que Correia Pinto tem as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado desde 2009.
Apenas duas cidades tiraram nota dez: São Paulo e Apiúna, em Santa Catarina (um município de 10 mil habitantes). Dentre as capitais, estão no topo do ranking Curitiba (nota 9,31) e Brasília (nota 8,89). Três capitais estão entre as cidades com nota zero: Macapá (AP), Porto Velho (RO) e São Luís (MA).