Na manhã da última sexta-feira, dia 14, o prefeito de Urupema, Amarildo Luiz Gaio, reuniu-se em seu gabinete com a Vice-Prefeita Arlita de Souza Pagani e todo o Secretariado e Diretores, para discutirem sobre a situação financeira que as Prefeituras do Brasil vêm enfrentando, entre outros assuntos, e apresentou especificamente a situação financeira da Prefeitura de Urupema, através de relatório de receitas e despesas do município, com projeção orçamentária até 31 de dezembro de 2015.
Segundo o que apresentou Gaio, as contas da prefeitura estão equilibradas, porém foi muito objetivo em pedir a sua equipe a otimização dos gastos e que priorizem os recursos para a conclusão dos projetos e ações que estão em andamento, sem novas invenções, para manter o controle financeiro.
“A ideia é não fazer cortes de pessoal e nem de orçamento planejado, como está acontecendo em outros municípios, mas temos que priorizar os recursos para a conclusão dos projetos e obras que já estão sendo desenvolvidas com recursos próprios, que terão sua execução normal, como é o caso da melhoria do Projeto Cidade Digital, reforma da Unidade de Saúde, construção da casa de apoio à imprensa, ampliação do Cemitério Municipal, construção do galpão para o Conselho Comunitário de Bossoroca, entre outros”, pontuou o prefeito.
“O município já pagou 50% do 13º salário, aos funcionários que optaram pelo parcelamento, no dia 10 de julho e está com recursos em caixa, suficiente para pagar mais 3 meses de salários. O pagamento aos fornecedores está em dia, bem como as obrigações patronais, como INSS, PASEP. Segundo o prefeito esta situação somente foi possível devido ao planejamento das ações e do trabalho em sintonia”, destacou Gaio.
O prefeito falou também das dificuldades para a conclusão de algumas obras com recursos da esfera federal, como por exemplo, o Centro de Informação e Apoio ao Turista – CIAT, Galpão de Arremates, Estádio Municipal, aquisição de Caçamba Basculante, todas com atraso nos repasses.
Ainda durante a reunião, os Secretários Municipais expuseram as metas traçadas no início do ano e em conjunto, fizeram um acompanhamento das mesmas, analisando a possibilidade de cumpri-las até o final do ano.
Marília Oliveira – Agente Administrativa/Prefeitura de Urupema