O Governo de Santa Catarina concentra esforços e ações para a conclusão das obras de construção do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto. Na próxima semana, o pedido de homologação para voos no modo visual será protocolado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Ainda em setembro, com a conclusão do Plano de Zona de Proteção do aeroporto, o documento será enviado também à Aeronáutica. Paralelamente, serão lançadas as licitações para o cercamento da estrutura e para a pavimentação dos pátios internos e do acesso entre a pista e a seção contra incêndio.
A informação já havia sido repassada na semana passada pelo diretor de transportes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, José Carlos Müller Filho, ao secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte.
E na manhã desta quinta-feira, os procedimentos foram confirmados pelo Governo de SC em reunião com lideranças da Serra, representantes do Fórum das Entidades da Associação Empresarial de Lages (Acil) e da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), região também interessada no aeroporto de Correia Pinto devido à maior facilidade de acesso em relação ao aeroporto de Navegantes.
O encontro ocorreu no gabinete do secretário estadual da Infraestrutura, João Carlos Ecker, em Florianópolis. Na ocasião, os representantes do Governo detalharam os investimentos que faltam para a conclusão das obras e destacaram o avançado estágio de negociação com a companhia Gol, que manifestou interesse em operar em Correia Pinto e, inclusive, já elabora um plano de malha aérea para contemplar o aeroporto, provavelmente com voos para São Paulo.
“Tenham a certeza do nosso compromisso com o Aeroporto Regional do Planalto Serrano, pois essa obra está todos os dias na minha mesa e na do governador Raimundo Colombo”, disse o secretário João Carlos Ecker durante a reunião.
Governador vai a Brasília pedir equipamentos de auxílio aos voos
Nos próximos dias, o governador Raimundo Colombo e uma comitiva de lideranças da região devem viajar a Brasília para uma audiência com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, a fim de viabilizar um convênio entre o Estado e a União para os equipamentos de auxílio aos voos no Aeroporto Regional de Correia Pinto.
“Foi uma reunião bastante produtiva e da qual todos saíram satisfeitos. Estamos esperançosos e otimistas com a breve conclusão das obras e a efetiva operação do aeroporto”, comentou o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte.
“Essa obra é uma das prioridades da região serrana e também do Alto Vale do Itajaí, que vai se utilizar do aeroporto. Falta pouca coisa para concluir, e esperamos que logo o aeroporto de Correia Pinto esteja operando com voos comerciais”, concluiu o presidente da Acil, Luiz Spuldaro.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages
Gerência de Comunicação/ Pablo Gomes