As prefeituras e os governos estaduais de todo o País irão receber hoje (18) a segunda transferência de setembro dos fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM).
Para as contas municipais serão enviados R$ 669.13 milhões e para as estaduais R$ 639.39 milhões, já abatidos os 20% destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
Em comparação com a segunda transferência de setembro do ano passado, os valores de 2015 aumentaram 9,8% considerando a inflação do período medida pelo IPCA ( Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Sem levar em conta a inflação, o volume de recursos atuais mantém a alta superior a 20%.
Na comparação entre os valores repassados pelo governo federal de janeiro até agora e igual período de 2014, a vantagem de 2015 é de 4,3%%, sem medir a inflação, e menos 3,73% considerando a inflação. O cálculo das transferências para os municípios inclui os repasses da Emenda Constitucional n° 84 de 2014.
Fonte: Portal Federativo