Você está visualizando atualmente Fecam delibera pelo reajuste do transporte escolar

Fecam delibera pelo reajuste do transporte escolar

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

A Federação Catarinense de Municípios de Santa Catarina – Fecam vai definir uma data em abril para reunir os presidentes das 21 associações de municípios do Estado e os presidentes de colegiados regionais de Educação para retomar com o secretário de Estado da Educação Eduardo Deschamps o diálogo sobre o aumento do valor do transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino.

A proposta de iniciativa dos prefeitos da Amures foi centro das discussões da assembleia geral da Fecam, na manhã desta quinta-feira (17), no XIV Congresso Catarinense de Municípios, em Joinville. Todos os prefeitos presentes no evento reclamaram que o valor do transporte escolar está defasado e os municípios não tem como manter o serviço sem uma recomposição da tabela.

O presidente da Amures prefeito de Rio Rufino Ademar de Bona Sartor, destacou que na Serra Catarinense são mais de 8.8 mil quilômetros de estradas e todos os dias as prefeituras tem de fazer o transporte dos alunos do Estado. “Em Rio Rufino nossos carros percorrem 1.600 quilômetros todos os dias levando e trazendo alunos, cuja responsabilidade é do Estado. No mínimo o valor do transporte tem de ser corrigido”, reivindicou Ademar Sartor.

A presidente da Fecam prefeita de São Cristóvão do Sul Sisi Blind recomendou que cada município faça uma tabela de calculo do custo de transporte dos alunos da rede estadual para entregar ao Secretario de Estado da Educação. No encontro que terão com Deschamps a Fecam defende uma negociação articulada com todos os municípios e não como tem feito o Estado, de forma isolada com algumas prefeituras.