Você está visualizando atualmente Pré-candidatos tiram dúvidas em Seminário Eleitoral em Lages

Pré-candidatos tiram dúvidas em Seminário Eleitoral em Lages

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Pré-candidatos a cargos como de vereador, prefeito e vice dos 18 municípios da Amures participaram na tarde desta quinta-feira (14), do 1º Seminário de Orientações sobre Eleições Municipais – 2016, organizado pelo Fórum dos Procuradores e Assessores Jurídicos dos Municípios e dos Consórcios Púbicos da Região Serrana – Fopars. O evento no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, reuniu quase 200 pessoas e atraiu também advogados, Procuradores, Assessores Jurídicos, coordenadores de campanha e pessoas que terão algum tipo de envolvimento na campanha eleitoral.

“Só queremos com isso oportunizar a todos aqueles que buscam um espaço no campo político, conhecer e ser orientado quando à nova legislação eleitoral. Aqui as pessoas puderam tirar dúvidas e certamente estarão melhor preparadas para uma corrida com novas regras neste ano”, disse o presidente da Amures, prefeito de Rio Rufino Ademar de Bona Sator. Ele agradeceu ao apoio da Uveres e da Justiça Eleitoral para o sucesso do evento que surpreendeu os organizadores pelo número de participantes.

O palestrante do Seminário, o chefe do Cartório Eleitoral da 93º Zona Eleitoral, Marcos César da Costa Duarte foi pontual ao discorrer sobre as Condições de Elegibilidade, Inegibilidade e Registros de Candidaturas. E reiterou sobre os prazos eleitorais desde as convenções até a prestação de contas dos candidatos.

“Quem deixar para última hora vai sair perdendo. O registro de candidatura que antes era até 5 de julho agora será até 5 de agosto. A eleição inicia em 16 de agosto e a tendência é afunilar as demandas devido os prazos reduzidos. O que pode ocorrer é a Justiça Eleitoral demorar para liberar o CNPJ dos candidatos e não se pode fazer propaganda eleitoral sem documentação regularizada”, alertou Marcos Duarte.

A presidente do Fórum dos Procuradores e Assessores Jurídicos dos Municípios e dos Consórcios Púbicos da Região Serrana, Thatiany Tessarollo destacou a contribuição do Seminário para os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e a transparência da administração pública. E enfatizou a importância de eventos como para incentivar que pessoas novas e comprometidas com a gestão pública se engajem na atividade política.