Você está visualizando atualmente Municípios articulam para produzir os diagnósticos da Educação

Municípios articulam para produzir os diagnósticos da Educação

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Atentos às normas que passarão a vigorar partir de agora do Plano de Ações Articuladas (PAR), os secretários municipais de Educação da Serra Catarinense realizam durante todo dia desta sexta-feira (06) no auditório da Amures, mais uma capacitação com a consultora do Ministério da Educação Gilmara da Silva.

Os secretários de Educação e equipes técnicas iniciaram o curso tratando sobre o sistema antigo do Plano de Ações Articuladas, atentos à implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

Através do PAR, os municípios tem o compromisso de produzir um diagnóstico minucioso da realidade educacional local, considerando a Gestão Educacional; Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

A secretária executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza recepcionou os participantes da curso e destacou a preocupação manifestada pelo presidente da Amures prefeito de Rio Rufino Ademar Sartor, sobre a elaboração de planos bem construídos.

“Mais que produzir um documento, a prioridade é termos um diagnóstico real. Por isso a capacitação em sintonia com o Ministério da Educação”, frisou Iraci de Souza. Da mesma forma, a coordenadora do Fórum de Secretários Municipal de Educação – Forsem, Iliane Albuquerque, disse que para os municípios o PAR é um desafio é sem a assessoria técnica, seria mais difícil produzi-lo.

A coordenadora do curso apresentou também o que existe de informações oficiais, extraoficiais e manuseio de sistema. “É importante que cada município acesse o sistema e tire suas dúvidas caso a caso. A capacitação tem essa finalidade”, afirmou Gilmara da Silva.

Ela destacou também, que o PAR nada mais é do que um planejamento estratégico a fim de organizar ações em vários campos educacionais. E sua construção consiste basicamente em alimentar, monitorar e processar os dados num sistema integrado com o Ministério da Educação.