Você está visualizando atualmente Prêmio jovem profissional 2016

Prêmio jovem profissional 2016

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

No dia 18 de agosto de 2016, o 27° Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente da AESABESP e 27° Feira Nacional de Saneamento – FENASAN entregaram o Prêmio Jovem Profissional 2016, à Engenheira Sanitarista e Ambiental e Mestranda em Engenharia Ambiental pela UFSC, Carolina Gemelli Carneiro, com o Trabalho: Desenvolvimento de um Sistema Alternativo para o Tratamento de Água de Nascente em Propriedades Rurais. 

 O Evento é o maior da América Latina em Saneamento Básico e busca identificar jovens profissionais, oferecendo-lhes oportunidade para mostrar sua capacidade intelectual e produtiva, contribuindo para a mudança neste cenário de escassez em recursos hídricos de todo território nacional.

O trabalho apresentou a realidade dos sistemas de tratamento e abastecimento de água, nas regiões rurais da Serra Catarinense, a fim de propor uma solução alternativa e sustentável para tal, utilizando como exemplo a implantação na Propriedade do Sr. Luiz Córdova, o qual possui agroindústria de queijo Serrano na Localidade Segredo – Pedras Brancas, Lages.

Foram retratados os desafios em universalizar este setor do saneamento básico, perante o que preconiza a Lei 11.445/2007, assim como, adequar ambientalmente a propriedade de acordo com o Novo Código Florestal, Lei 12.651/2012.

Relataram-se as dificuldades para se obter esses serviços no que diz respeito aos investimentos financeiros decorrentes de políticas públicas adequadas; salientando, também, a importância dos mesmos, já que, 84% das agroindústrias no Brasil são de base familiar e precisam estar em conformidade com as Normas municipais, estaduais e federais para comercialização de seus produtos e garantia de Selos de Inspeção Alimentar.

Segundo o Diretor Executivo do Cisama, Carolina implantou 4 sistemas em propriedades participantes do “Programa Desenvolver Serra Catarinense” que visa a adequação ambiental e sanitária de agroindústrias familiares assistidas pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Na época, como Engenheira Sanitarista do CISAMA, desenvolveu o sistema alternativo para propriedades rurais e os estudos no mestrado estão analisando a eficiência do sistema para adaptação à diferentes situações. Segundo Selênio Sartori, a validação do sistema irá possibilitar a sua implantação como alternativa ao tratamento de água de nascentes em mais de 100 propriedades que possuem agroindústrias familiares na região.  

Este trabalho possui um reconhecimento multidisciplinar, com apoio do Ministério Público Federal – 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Laboratório de Tratamento de Água e Efluentes (Labtrat), Empresa Tractebel Energia, Associação dos Municípios da Serra Catarinense (AMURES), Empresa Sul Florestas, entre outros colaboradores.

Informações CISAMA