Você está visualizando atualmente Plano de Gestão da Educação será apresentado aos prefeitos da Amures

Plano de Gestão da Educação será apresentado aos prefeitos da Amures

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Secretários de Educação dos 18 municípios da Amures participaram na manhã desta sexta-feira (17), no auditório da Amures de reunião para os primeiros encaminhamentos de elaboração de plano de trabalho para construção coletiva do Plano Anual de Gestão Estratégica da Educação Municipal. O processo está sendo coordenado pelo professor Carlos Eduardo Moreira, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro que está tratando detalhadamente do assunto com os secretários municipais.

O plano estratégico para a educação está sendo viabilizada através do Consórcio Serra Catarinse – Cisama, com apoio do Fórum de Secretários Municipais de Educação – Forsem. A proposta tem apoio também das Gered`s – Gerência Regional de Educação de Lages e de São Joaquim, que deverão sincronizar o futuro plano como uma das ações do Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais Crescendo Juntos, do governo do Estado.

A secretária de Educação de São José do Cerrito e presidente do Forsem, Ana Maria Marcon dos Santos disse que o grande desafio da educação, ainda é sair do campo da teoria para a prática. “Nossos passos avançam na teoria, mas temos grandes dificuldades na prática, por questões culturais, acomodação e inúmeros fatores. Este plano vem potencializar as forças de gestão para que teoria e prática andem juntos”, defendeu Ana Maria Marcon.

Ela frisou que os resultados do plano de educação terão de ser bem pontuais e assertivos, porque quatro anos passam rápido e a região precisa de ações efetivas de educação que promovam mudanças na comunidade. As propostas do futuro plano de educação serão apresentadas dia 30 de março numa assembleia de prefeitos na Amures.

 

Secretários de Educação querem parcerias com escoteiros

 

Os secretários de Educação da região da Amures aprovaram por unanimidade estabelecer parcerias com os grupos de Escoteiros de Lages. O movimento tem fundamentos fortes na educacional de jovens com apoio de adultos e poderá ser implantado na maioria dos municípios.

O diretor estadual dos Escoteiros de Santa Catarina Luiz Henrique Pocai e o integrante do grupo Escoteiros Lages Jatir Fernandes mostraram aos secretários de Educação a importância dos municípios para incentivar os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e se envolverem na comunidade e se tornarem líderes através do escotismo.

Luiz Pocai explicou que no Estado são 120 grupos formados e na região da Amures são apenas dois grupos. “Temos muito espaço a ser trabalhado com estas crianças e jovens e acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno”, citou Luiz Pocai.

Vários secretários encamparam a proposta de formar grupos de escotismo objetivando o desenvolvimento físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter das crianças. E agendaram visitas dos líderes dos Escoteiros nos municípios para implantar mais esta ação de fortalecimento da educação.