O Secretário de Estado do Planejamento Murilo Flores visitou na tarde desta quinta-feira (01), o terreno onde será construída a nova Unidade Básica de Saúde – UBS do perímetro urbano de Rio Rufino. E informou ao prefeito Thiago Costa que assim que superada algumas burocracias documentais junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, será liberado o dinheiro para início das obras.
A construção da nova UBS está sendo acompanhada pelo Ministério Público que notificou o município devido a situação precária atual unidade de saúde. O que explicou Murilo Flores é que há prazo para executar a obra e tem de ser superadas as pendências burocráticas o mais rápido possível.
“Está é uma obra financiada pelo Estado e acredito que até maio inicia a construção. É um compromisso que temos com o prefeito Thiago Costa e será cumprido”, afirmou Murilo Flores. O terreno para construção nova unidade está disponível e o projeto executivo foi elaborado pela equipe da Amures. O investimento previsto é de mais de R$ 650 mil.
De acordo com o prefeito, no início do ano passado o Ministério Público notificou a prefeitura devido à falta de acessibilidade na UBS. Este ano emitiu uma nova notificação para saber como está o processo para construção da nova unidade.
“O Secretário Murilo Flores está nos ajudando e após esta visita informaremos ao Ministério Público como está o encaminhamento da solução. O que falta são ajustes documentais no BRDE e até final de fevereiro pretendemos estar com tudo destravado” explicou Thiago Costa.
Assim que receber autorização do BRDE, o prefeito autoriza licitar e contratar a empresa que executará a construção. Representantes da Câmara de Vereadores acompanham as tratativas para construção da nova UBS.
Construção do CRAS dentro do prazo
Murilo Flores aproveitou a passagem por Rio Rufino para vistoriar a construção da sede própria do Centro de Referência de Assistência Social – Cras, ao lado da prefeitura. A reivindicação da unidade durava oito anos e de acordo com o cronograma de construção estará pronto até final de abril.
“O Secretário de Planejamento descentralizou os recursos do Pacto por Santa Catarina para a Secretaria de Assistência Social e a obra está em ritmo acelerado”, afirmou o Thiago Costa. São mais de R$ 330 mil que estão disponíveis exclusivamente para construção.
Durante a visita de Murilo Flores o prefeito aproveitou para pedir um aditivo à obra para construção de muros de contenção e pavimentação da rua José Oselame até a pátio do Cras. Murilo Flores disse que o pedido do prefeito é viável e será atendido.
“Vamos melhorar o acesso até o Cras e implantar os muros de contenção, porque pode haver algum tipo de problema futuro”, disse. Ele reiterou que o dinheiro da construção do Cras está em caixa e que a meta agora será buscar mais recursos para complementar as obras de acesso e contenção.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana