Ao completar 24 anos de emancipação política, Capão Alto comemora investimento de R$1mi em recursos próprios
Capão Alto, um dos 18 municípios que compõem a região da Amures na Serra Catarinense, completa 24 anos de emancipação política no dia 29 de setembro, mas as comemorações foram antecipadas para sexta-feira, 7 de setembro, junto ao desfile cívico de Independência do Brasil. Ao completar pouco mais de duas décadas, o Município celebra investimentos de cerca de R$ 1milhão que devem ocorrer até fim de 2018.
As festividades iniciaram às 10h com desfile cívico na rua João Vieira Oliveira. Ao meio dia foi servido almoço. Às 14h, o prefeito Tito Pereira Freitas entregou a revitalização da praça Hortêncio Vieira de Córdova, localizada no Centro da cidade.
O gestor público ainda inaugurou obras de asfaltamento da rua Manoel Pires, ao lado da Câmara de Vereadores, pavimentação do pátio da prefeitura e revitalização do banheiro público localizado na praça Celso Pereira de Córdova. Obras realizadas com recursos próprios do Município.
Uma emenda da União, proporcionou a pavimentação ao redor da praça Hortêncio Vieira de Córdova. O plano do Prefeito é pavimentar todas as ruas da sede municipal ainda em seu mandato. “Recentemente, recebemos emendas para compra de uma ambulância, gabinete odontológico, materiais permanentes para a saúde e a compra de dois veículos para a Secretaria de Assistência Social”, contou.
Outros quatro veículos serão adquiridos para as secretarias de Saúde e Educação. Até o fim do ano, o Município fará a licitação para compra de implementos, máquinas e equipamentos agrícolas. Os recursos foram garantidos por emenda da União. “Estamos mantendo as estradas do interior em dia e comprando materiais para fomentar os negócios de quem vive no interior”, destacou o prefeito.
Comemoração com bolo de 24 metros e atrações artísticas
Um bolo de 24 metros foi servido para os moradores de Capão Alto. Em seguida, no meio da tarde, iniciam as apresentações artísticas com atrações teatrais e musicais de alunos da rede municipal de ensino. Show com a banda local Exaltasom e com a banda Anjos de Plantão movimentaram a festa no final da tarde.
Capão Alto
O município de Capão Alto possui, atualmente, uma população de cerca de 3 mil habitantes, sendo 80% deles moradores da zona rural. Foi distrito de Lages, maior cidade em território de Santa Catarina por muitos anos. Em 29 de setembro de 1994 emancipou-se de Lages tornando-se um município, através da Lei n° 9.697, publicada em 30 de setembro de 1997.
Capão Alto guarda bons exemplares das antigas fazendas, além de forte tradição no artesanato de lãs e couros. Também restam fortes elementos da tradição religiosa popular, como a da cerimônia da Recomenda das Almas, celebrada na Semana Santa.
O Município tem na agricultura e pecuária a base da sua economia. Produz maçã, milho, feijão, soja, hortaliças, gado leiteiro e de corte, além de aves e suínos. Atualmente, está em desenvolvimento a piscicultura, com a criação de trutas e carpas e também a apicultura. Possui extensa área reflorestada e fornece matéria-prima para a indústria madeireira e papeleira.