Prefeitura, Epagri e produtores rurais de Palmeira estão intensificando os preparativos ao 2° Festival de Carnes que será realizado dia 9 de dezembro, no Parque de Exposições Municipal. Em reunião quarta-feira (24) à noite, a comissão organizadora do evento definiu mais algumas etapas do festival e oficializou o lançamento oficial do evento para imprensa, autoridades e convidados mês que vêm, em data e local a confirmar.
Um dos destaques do festival serão os pratos à base de cordeiro com cortes especiais e cardápio variado. Ano passado o Festival de Carnes aconteceu durante a festa de aniversário de Palmeira e foram consumidos mais de uma tonelada só de carnes de cordeiro. A expectativa esse ano é servir um volume ainda maior de pratos, pois está prevista uma variedade ainda maior de cortes e pratos.
“Lutamos para valorizar e melhorar a cadeia produtiva da ovinocultura assegurando assim, mais renda aos criadores e a permanência do homem no campo”, disse Elmison Ramos, presidente da Associação de Criadores de Ovinos de Palmeira – Acop. Os mais de 20 membros da Acop estão engajados no festival, que vai entrar para o calendário dos grandes eventos da Serra Catarinense.
Um dos maiores fornecedores para a Cooperativa de Carnes Nobres e Novilhos Precoces da Serra Catarinense – Coopertropas, Palmeira apresentará no festival cortes de carnes de gado nobre e com sabor diferenciado. Integrante da comissão organizadora do festival, o engenheiro agrônomo da Epagri Clayrton da Silveira, disse que Palmeira está cada vez mais se consolidando como um polo regional de carnes nobres, seja na ovinocultura ou pecuária.