Você está visualizando atualmente Frango “Carú” em breve poderá ser vendido em todo Brasil

Frango “Carú” em breve poderá ser vendido em todo Brasil

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Com os consumidores cada vez mais exigentes quanto à qualidade e segurança dos alimentos, vale a pena investir numa criação de animais com mais capricho. É o que acontece em São José do Cerrito com os produtores de frango caipira. Eles adotaram práticas de manejo mais saudáveis e confortáveis aos animais. Tem ainda alimentação balanceada, natural e rica em nutrientes. O resultado é um produto de destaque no mercado. Atualmente os produtores possuem o selo de inspeção, que autoriza a comercialização do frango na serra catarinense. No próximo dia 23, técnicos do Ministério da Agricultura, farão inspeção em todas as propriedades para analisar as readequações que foram solicitadas da última visita. Estando em acordo as normas sanitárias nacionais, os produtores receberão autorização para vender o franco em todo o país, abrindo mercado com grande potencial de consumo e sonhado há tempos pelos produtores.
Os produtores são orientados pelos técnicos da Epagri no município, com o principal objetivo de organizar a cadeia produtiva do frango caipira, conhecido como frango “Carú”. São 12 produtores associados. Cada um recebeu apoio do Programa SC Rural para construção de aviários com tamanho de 25×12 metros e capacidade de 3.500 aves. Uma estrutura novinha e com todos os equipamentos exigidos pela legislação sanitária. A Epagri também ajuda no planejamento da sequência de abates. “Cada produtor abate uma semana. Com essa sequência, durante todo o ano vai haver frango caipira no comércio. Inicialmente estamos com 500 aves abatidas por propriedade, mas com o foco de chegar a 3.500 aves semanais”, explica Severiano Pereira Neto, extensionista rural da Epagri.
O frango chega no aviário com um dia de vida. No verão, fica duas semanas dentro do galpão, depois vai para o piquete. No inverno, são três semanas de confinamento. A alimentação é com ração básica de milho com farelo de soja, sem promotores de crescimento.
No piquete, as aves movimentam-se, pegam sol e consomem vegetais como alfafa, azevém e trevo. “Com o consumo dessas plantas verdes, a vitamina A faz com que a coloração da carne seja mais bonita, amarelada, de maior consistência”, conta Severiano. Ainda segundo o extensionista, “o ato do frango caminhar exercita a musculatura do peito, das coxas e das asas, permitindo sentir melhor o sabor”.

 

Fonte:  Lages Na Rede