A médica veterinária do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense- Cisama, Andressa Barbosa realizou nesta quarta-feira (05), no auditório da Amures reunião para apresentar o edital de credenciamento às empresas que participarão do programa de controle populacional de cães e gatos. Cinco empresas foram selecionadas para os procedimentos.
Segundo Andressa Barbosa, a ação de esterilização é realizada através de castração. Ela observa que esses animais têm donos e apesar disso, 95% deles estão na rua. As clínicas credenciadas para o edital deverão realizar a microchipagem dos animais, além da castração.
Pelo edital, cada animal que receber o procedimento, o microchip fica vinculado a pessoa física ou pessoa jurídica, o que ajudará a responsabilizar o proprietário caso o animal venha causar algum tipo de dano à população.
Estas cinco clínicas credenciadas estão habilitadas a realizarem o procedimento nos 18 municípios da Serra Catarinense. Para isso, basta o município levar a demanda para o Cisama que realizará a compra dos procedimentos. A quantidade mínima de castrações exigidas por munícipio são 20, podendo ser realizada num único dia ou dividida em etapas durante o mês.
Como esses procedimentos são feitos com recursos da prefeitura, a prioridade são animais que não tem tutores e famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste caso, a secretaria de assistência social do município poderá auxiliar quanto à comprovação do cadastro das famílias beneficiadas pelos programas.
O valor de cada procedimento custará para prefeitura R$115,00 tanto para macho quanto para a fêmea, com o microchip incluso. O edital também prevê a compra de diárias no valor de R$ 25,00 para cada animal nos casos que demandar maiores cuidados no pós-operatório.