Você está visualizando atualmente Mais de 200 pessoas prestigiam solenidade do sistema Amures

Mais de 200 pessoas prestigiam solenidade do sistema Amures

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

O sistema Amures, formado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cis-Amures, Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama e Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra, homenageou na noite desta quinta-feira (29), 34 iniciativas entre projetos e programas públicos, privados e personalidades. O evento no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, reuniu mais de 200 pessoas.

Alusivo aos 51 anos de fundação da Amures, 23 anos do Cis-Amures e 10 anos de atuação do Cisama, foram premiados com troféu de Boas Práticas, 18 iniciativas entre públicas e privadas, cinco específicas da área da saúde e dez ex-presidentes do Cisama, além da deputada federal Carmen Zanotto.

O presidente em exercício da Amures, prefeito de Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler, se solidarizou em seu discurso com o prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel, afastado da prefeitura por ordem judicial. E destacou a importância da associação de municípios e dos consórcios para o desenvolvimento de ações focadas na economicidade e na eficiência da aplicação de recursos.

Na mesma linha, o presidente do Cis-Amures, prefeito de Rio Rufino Thiago Costa e o presidente do Cisama, prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira, se uniram em defesa do prefeito de Bom Retiro e realçaram a importância da Amures e das entidades que a constituem. Para a deputada federal Carmen Zanotto, a homenagem que recebeu demonstra a sintonia de seu trabalho com os prefeitos.

“Há uma grande diferença entre o repasse para um município e através de consórcio. Por isso que 90% das minhas emendas são repassadas via consórcios, porque atende à demanda do coletivo dos municípios e promove a economia de escala”, declarou a deputada. Ela anunciou que, uma nova emenda de R$ 2 milhões de sua cota parte foi cadastrada esta semana para atender os municípios via consórcios.

O evento do sistema Amures contou também, com a presença dos deputados estaduais Ismael dos Santos, Marcius Machado e Nilson Berlanda. Um vídeo mostrando a atuação das entidades foi apresentado e o grande momento foram as homenagens às Ações de Boas Práticas. De acordo com o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, a intenção é instituir as Boas Práticas no calendário de eventos do Sistema Amures.

“Queremos com isso, identificar, reconhecer, estimular ações inovadoras. Aquelas que entendemos como algo formado por um conjunto de práticas e procedimentos que consolidam avanços no processo econômico e na implementação de políticas públicas voltadas aos interesses sociais”, adiantou Manfroi.

Outro grande momento da solenidade foi a apresentação do rótulo de número um milhão e meio, que marca a atuação forte do Cisama nesses dez anos da entidade. O Cisama tem hoje, 68 agroindústrias cadastradas e juntas respondem por 651 diferentes tipos de produtos processados, sendo responsável pela manutenção de centenas de famílias.

 

Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública ou Privada

 

Anita Garibaldi:  Concurso de Gastronomia. Evento organizado pela prefeitura através da Secretaria de Turismo em parceria com a iniciativa privada.

 

Bocaina do Sul: O Projeto Internet no Meio Rural, foi destaque no 4° Congresso Catarinense de Cidades Digitais com o troféu Prefeito Inovador.

 

Bom Jardim da Serra: Desde 30 de maio do ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar vem desempenhando papel de extrema relevância à comunidade. Com efetivo de um militar e sete civis voluntários, a unidade está estruturada com uma viatura, administrativa, dois caminhões de combate a incêndios e uma ambulância. E já atendeu mais de 350 chamados.

 

Bom Retiro: Referência nacional na produção de mel e melato de bracatinga, a Associação de Apicultores de Bom Retiro – Apibom é responsável por até 98% da exportação de mel para Europa. E contribuiu significativamente para que o mel e o melato da região fosse premiado entre os melhores do mundo.

 

Campo Belo do Sul: Responsável pela Expofeira Multissetorial, o Sindicato Rurais é um dos grandes protagonistas do crescimento econômico e da inovação tecnológica do agronegócio.

 

Capão Alto: A queijaria Iguaria Serrana é uma das inúmeras unidades com certificação de propriedade livre de tuberculose e brucelose bovina. E consolida cada vez mais sua fatia no mercado consumidor sob acompanhamento da Epagri e Cisama.

 

Cerro Negro: Não diferente, a queijaria Maria e José, vem conquistando lugar ao sol como referência na produção do queijo artesanal serrano. Dentre as conquistas, levou o Troféu Ouro, no 3° Concurso do Queijo Artesanal Serrano.

 

Correia Pinto: O projeto Educa+Ação visa o desenvolvimento do aluno não apenas no campo pedagógico. Avança até mesmo em questões como infraestrutura e rotina das unidades escolares. Identifica pontos positivos e fraquezas num processo de aperfeiçoamento educacional.

 

Lages: A atuação em defesa das mulheres e em situação de violência, é mais que um direito, é uma obrigação. É assim que a Secretaria de Políticas para Mulher entende sua missão. E dentre suas ações, instituiu em Lei Municipal que homens denunciados por violação dos direitos das mulheres, não podem ocupar cargos na administração pública.

 

Otacílio Costa: A Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Otacílio Costa – Coopercoc, tem conseguido estabelecer não apenas dignidade, mas qualificação, renda e trabalho à várias famílias. Além do papel social e ambiental que prospera junto à comunidade.

 

Painel: Excelência na captação de recursos externos, na execução financeira e prestação de contas, o setor de gestão de convênios da prefeitura de Painel tem conseguido dar não apenas transparência, mas celeridade e reduzir custos.

 

 

Palmeira: Reconhecido pelo Ministério Público Estadual, através do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa como exemplo a ser replicado a outras prefeituras, o Controle Interno da prefeitura de Palmeira responde a todas as prerrogativas legais. E se transformou em modelo de fato com recomendação pelo MP.

 

Ponte Alta: Considerada a maior fabricante de chocolates de Santa Catarina, a Corona Indústria e Comércio Ltda é um sonho de 30 anos, que se tornou realidade. Especializada em produtos de Natal e Páscoa, a fábrica de chocolates Texas vende para todo Brasil e seu maior parceiro é a rede Havan.

 

Rio Rufino: Denominado Nomenclatura Viária, o projeto que estabeleceu sinalização, numeração e georreferenciou todas as vias urbanas e rurais de Rio Rufino é algo totalmente inovador. Projeto de Lei foi aprovado na Câmara de Vereadores e logo, o mapa de localização e numeração das RR`s, poderá ser acessado por aplicativo.

 

São Joaquim: “Nascer Bem em São Joaquim”, foi concebido para atender gestantes oriundas do Sistema Único de Saúde – SUS. O programa estabelece acompanhamento por profissionais e serviço de urgência e emergência durante todo período da gestação da paciente e após o nascimento do bebê.

 

São José do Cerrito: Com apoio do Programa SC Rural e Cisama, o Abatedouro de Frango Caipira Carú caminha para ser reconhecido com equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI). Significa que, com sua padronização, harmonização e inocuidade, poderá ser comercializado para todo Brasil.

 

Urubici: O Programa de Pavimentação Solidária de ruas e calçadas está dando uma nova cara ao perímetro urbano de Urubici. Cidade turística, está ganhando mais infraestrutura numa parceria do poder público e comunidade. Qualidade de vida e melhora da autoestima de todos.

 

Urupema: O Instituto de Pesquisas e Aplicação Ambiental e Cultural – IPAC, tem levado o nome de Urupema além fronteiras. Cursos, palestras e capacitações são algumas das atividades. Mas nada se iguala ao Festival de Fotografias dos Papagaios Charão e Peito-Roxo, que atrai adeptos de todo Brasil.

 

Prêmio Boas Práticas – Cis-Amures

Frei Rogério: Horta comunitária sem agrotóxicos. O programa consta de entrega de sementes de hortaliças e premia as hortas com produção mais diversificada.

Lages: Analisar, propor medidas e acompanhar a atenção primária à saúde, vigilância em saúde e dentre outras áreas, administrativo financeiro. São algumas das atribuições da Câmara Técnica de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação de Lages.

Ponte Alta do Norte: Tratamento à base de meditação, reiki, barra de access, aurículoterapia e aromaterapia fazem parte das Práticas Integrativas Complementares em Saúde, em Ponte Alta do Norte. E com grandes resultados aos pacientes.

Santa Cecília: Controle dos índices glicêmicos com acupuntura e diminuição de medicamentos tradicionais. São resultados obtidos com o Programa de Acupuntura em Santa Cecília. As sessões atendem pacientes através da Farmácia Básica do Município.

Urupema: O Projeto Motivamente, tem melhorado a saúde mental dos moradores da localidade da Bossoroca. E conseguido com isso diminuir o uso de medicamentos tradicionais.

 

Troféu Cisama Homenageados

Antônio Coelho Lopes Júnior, ex-prefeito de Capão Alto

José Nérito de Souza, ex-prefeito de São Joaquim

Renato Nunes de Oliveira (In-Memorian) ex-prefeito de Lages, recebe seu filho, Renato Nunes de Oliveira Júnior

José Valdori Hemkmaier, ex-prefeito de Palmeira

Ademar de Bona Sartor – Rio Rufino

Edilson José de Souza (In Momorian), ex-prefeito de Campo Belo do Sul, recebe sua irmã Ilisabete Sagais.

Humberto Luiz Brighenti, ex-prefeito de São Joaquim

Tito Pereira Freitas, prefeito em exercício de Capão Alto

Luiz Carlos Xavier, prefeito em exercício de Otacílio Costa

Evandro Frigo Pereira, prefeito atual de Urupema