Na busca de capacitar os assistentes sociais da região, a convite da Amures e Cisama, a palestrante Mestra em Serviço Social que presta assessoria à Fecam Janice Meigo, veio a Lages nesta terça-feira, 22, conversar sobre a implementação dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) sobre o trabalho articulado entre os serviços e benefícios pra qualificar a oferta de serviço na assistência social.
Durante a abertura no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, o secretário executivo Walter Manfroi, agradeceu a presença dos 112 profissionais, que vieram das regiões da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Associação de Municípios da Região do Contestado (Amurc) e Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc).
“O objetivo primeiramente era só na área preventiva, mas resolvemos ampliar para o aspecto também de rompimento de vínculos, para auxiliar os profissionais de como atender a demanda na serra catarinense” Explica o assistente social da Amures Lauro Santos.
A capacitação com duração até às 16h trata de dois grandes focos. O primeiro voltado a alinhar os atendimentos na área da proteção social básica. Nesta questão a meta é prevenir situações de risco por meio de ações de fortalecimento de vínculos familiares ou afetivos e comunitários que estejam fragilizados.
O segundo é o reordenamento da Proteção Social Especial cujo atendimento assistencial é destinado a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social. Seja por ocorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, de abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua e dentre outras, trabalho infantil.