Você está visualizando atualmente Seminário orienta técnicos para inspeção de produtos de origem animal

Seminário orienta técnicos para inspeção de produtos de origem animal

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Numa parceria da Federação Catarinense de Municípios – Fecam, Escola de Gestão Pública Municipal – Egem e Escola Nacional de Gestão Agropecuária – Enagro, iniciou nesta terça-feira (19), no auditório da Associação Empresarial de Lages, um Seminário de Sensibilização – SISBI – POA, que tem como foco a Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Voltado a prefeitos, secretários municipais de agricultura, gerentes ou coordenadores dos serviços de inspeção municipais e estaduais, o seminário se estende até sexta-feira (22), com temáticas como implementação dos programas de autocontrole nas agroindústrias de alimentos de origem animal e dentre outros, procedimentos de inspeção ante e post mortem de bovinos, aves e suínos com discussão de casos práticos.

O vice-prefeito de Lages, Juliano Polese representou o prefeito Antônio Ceron e agradeceu os organizadores por terem escolhido Lages para o evento. Lembrou que existem centenas de agroindústrias familiares na Serra Catarinense e destacou que há uma grande expectativa para convalidar o abatedouro de frangos caipira Caru, em São José do Cerrito, que está com processo bem encaminhado junto ao Ministério da Agricultura para ter a equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi-Poa.

O Chefe de Divisão de Coordenação de Programas Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Clovis Augusto Versalli Serafim e o Superintendente Federal de Agricultura em Santa Catarina, Tulio Tavares Santos, participaram da solenidade de abertura do seminário.

A diretora em exercício do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal Judi Maria da Nobrega fez uma apresentação destacando os mais de 200 tipos de doenças causadas por alimentos com algum tipo de contaminação. E citou as vantagens do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal Sisbi-Poa, tanto para municípios quantos estados.