O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), emitiu na manhã desta quarta-feira (20), alerta de intenso frio no decorrer dos próximos dias e possibilidade de neve na Serra Catarinense, entre sábado e domingo.
Uma frente fria se deslocará pelo estado na sexta-feira (22/05), provocando chuva em todas as regiões, com risco de temporais localizados, ventania e granizo, especialmente no Oeste. As maiores intensidades de chuvas estão previstas para o Oeste, Meio-Oeste e Serra Catarinense, podendo chegar 50 milímetros.
A chuva não reverte a situação de forte estiagem dessas regiões, mas pode amenizar significativamente o risco de desabastecimento de água em muitas cidades. Entre sábado e domingo, a temperatura declina acentuadamente com a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar.
A Epagri/Ciram informa que a haverá uma diminuição de temperatura com a presença de muita umidade, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, com possibilidade de neve ou chuva congelada nas áreas altas da Serra Catarinense.
A partir de segunda-feira (25/05) o tempo fica estável e frio, com temperatura mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado, com formação de geada. O litoral também será impactado pela frente fria, com temperaturas entre 4°C e 8°C.