Um termo de cooperação técnica foi assinado entre a prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), e a empresa Autopista Planalto Sul/Arteris, concessionária da rodovia BR-116, que corta a extensão do Parque Natural. A empresa realizou um plantio compensatório, cujo termo de parceria se tornou realidade através de 16 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em todo o Parque, executando-se a supressão da árvore pinus, uma espécie invasora, pois havia um reflorestamento próximo e as sementes acabaram sendo dispersas pelo vento facilmente.
A Autopista Planalto Sul/Arteris contratou a empresa Raiz Florestal, de Monte Castelo, Norte de Santa Catarina, para realizar o plantio, sob a supervisão do engenheiro florestal desta terceirizada, Marlon Duffecky. Assim como o plantio, a Raiz Florestal procedeu ao levantamento e ao anelamento dos pinus (remoção de um anel de dois a seis milímetros da casca do caule ou de ramos lenhosos, tais como braços e varas) destas árvores para suprimi-las com o passar do tempo, além de promover a retirada de algumas e de mudas de pinus, para posterior substituição por nativas com o plantio em clareiras e nos demais lugares.
O plantio das espécies nativas foi iniciado em 2020 e foi retomado para finalização agora no início deste ano de 2021 após o período de chuvas que irrigou o solo, que anteriormente se encontrava extremamente seco. O cultivo, adubação, desenvolvimento e crescimento das árvores da mata serão monitorados pela Autopista em determinados intervalos cronológicos, para que se obtenha o mínimo de perdas das mudas, bem como será supervisionada a questão dos pinus.
Uma segunda mobilização diz respeito a uma cortina verde implantada pela Raiz Florestal ao lado da sede administrativa do Parque Natural, no bairro São Paulo, onde havia um reflorestamento de pinus, em que as árvores foram cortadas pelo proprietário, surgindo uma área bem aberta. A cortina verde foi estabelecida pela empresa dentro do terreno do Parque.
Foram plantadas três fileiras com árvores nativas – ipê amarelo, araçá, ingá, guabiroba, araucária e cedro, cercando o contorno da área do Parque Natural, proporcionando sombra, proteção, embelezamento do espaço e enriquecendo a estética. “O Parque está passando por obras de revitalização e depois desta reforma a Autopista irá doar algumas mudas para colocarmos no entorno do lago, pois será melhorado, limpo e estará mais organizado, inclusive serão fixados bancos para aconchegar visitantes e turistas e estimular o passeio e lazer, e as árvores serão ideais para oferecer sombra em dias agradáveis de pic-nic”, enfatiza a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, bióloga Michelle Pelozato. A arborização será efetuada assim que o Parque Natural estiver totalmente com sua revitalização finalizada.
A Planalto Sul é responsável pela administração dos 412,7 quilômetros da rodovia BR-116, fazendo a ligação da capital paranaense à divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O contrato de concessão que engloba 17 municípios em sua malha viária foi assinado em 14 de fevereiro de 2008 com vigência de 25 anos.
Texto: Daniele Mendes de Melo/PML