Entender os maiores desafios estruturais e conjunturais, especialmente frente à crise da Covid-19, pela voz dos que estão na região e iniciar o diálogo para busca de soluções, considerando o Programa de Promoção do Desenvolvimento Local da Região Sul (Prosul).
Foi o tema de uma videoconferência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizada na tarde desta quinta-feira (28), com participação da Assessora de Turismo da Amures, Ana Vieira.
Com foco nos temas Trabalho e Turismo, a reunião buscou identificar a necessidade de apoiar a resiliência e canalizar apoio financeiro por meio do BRDE para financiar projetos, conceder sub-empréstimos a municípios e empresas privadas e identificar projetos com componentes de fortalecimento institucional.
A reunião contou com a especialista de Turismo do BID, Juliana Bettini e de Paraskevi Rodrigues, graduação em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Lancaster University (1995) e doutorado em Estudos Europeus pela University Of Bradford (2001). Além das consultoras, Livia Gouvea e Victoria Fazio que fizeram uma exposição sobre Mercado de Trabalho.
“Foi uma reunião muito produtiva e apresentamos um relatório das ações realizadas pelo Sistema Amures no enfrentamento à Covid-19 na Serra Catarinense, especialmente pelos equipamentos turísticos. Nosso objetivo foi de identificar fontes que financiem projetos estruturantes na região”, explicou Ana Vieira.
Em defesa da Serra Catarinense, Ana Vieira enfatizou a necessidade de fortalecer a demanda de trabalho, identificar setores produtivos chave na reabertura pós-pandemia, apoiar a recuperação e a criação de emprego e incentivar as empresas com negócio sustentáveis para manter ou criar emprego ou capacitação para o trabalho.