O programa de Inclusão Digital da Melhor Idade do Orion Parque, iniciativa que favorece o protagonismo do público sênior ensinando-os a usar smartphones e recursos de informática, trará mais ações neste mês de março.
Após lançarmos apostilas de conteúdos de informática, disponibilizado com o intuito de favorecer a disseminação de conhecimento, em meados do ano passado, além de uma sequência de lives nas nossas redes sociais, que apresentou um pouco da experiência de quem teve o desafio de incluir a melhor idade na tecnologia, o Orion retoma a divulgação de ações temáticas nessa área.
As lives poderão ser acompanhadas no You Tube e Facebook do Orion, sempre no período da tarde. Serão três dias que contarão com a abordagem de temas que passam por demandas como importância da vacinação, exercícios na pandemia e segurança digital.
Com as aulas para novos participantes totalmente suspensas em função da pandemia da covid-19, o principal objetivo, nesse momento, é focar nos públicos da melhor idade que já sejam ‘maduros digitais’ – ou seja, aqueles que já tenham algum tipo de contato com a tecnologia. A Amures apoia o programa e auxiliou os organizadores no repasse de informações das unidades de acolhimento de idosos da região e famílias com idosos que podem participar da iniciativa.
“A ideia é a gente chegar até os idosos pelo meio digital, fazendo com que eles utilizem a ferramenta on-line para terem acesso a informações relevantes no momento – como por exemplo o medo que ainda existe da vacinação contra o novo coronavírus. Isso também é uma forma de eles buscarem mais informação e entenderem que eles podem fazer uso dessa ferramenta digital para estarem atualizados”, ressalta Raul Capistrano, do setor de Programas e Ações do Orion Parque.
Como as aulas no laboratório de informática serão retomadas apenas depois que a pandemia estiver sob controle, a expectativa é que seja novamente articulada a parceria com o Centro de Convivência do Idoso, unidade municipal que atualmente está sem atividades presenciais. Também deverão ser fortalecidos os contatos com assistentes sociais da região e gerentes, para a divulgação ao público alvo em outras cidades.
“O Centro de Convivência do Idoso está parado no momento, por conta da pandemia, e a ideia de mais essa parceria é levar isso para eles também, é ter essa troca mútua, que os idosos de lá possam ter essas informações e continuem sendo assistidos por eles, por uma outra plataforma. No primeiro semestre queremos continuar fazendo as lives, aqui pelo Orion, trazendo outros temas relevantes ao momento. Também é um objetivo alcançar outras cidades, porque como estamos usando o meio digital, nada nos impede de chegarmos lá”, comenta.
Acesse as apostilas de Inclusão Digital que o Orion desenvolveu aqui.