Os professores Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias e Murialdo Canto Gastaldon, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, integrantes da equipe de Coordenação de Planejamento estiveram na Amures na tarde desta segunda-feira (10), para reunião com o secretário executivo Walter Manfroi e o diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori.
O objetivo foi discutir a possibilidade de parcerias, a exemplo de projetos em curso com outras instituições de atuação regional do Sul do Estado. Atualmente, a Amures tem parceria com a Unesc na elaboração dos projetos dos sistemas de esgotamento sanitário dos municípios de Palmeira, Painel, Certo Negro e Ponte Alta.
O setor de Planejamento da Unesc, foi responsável inclusive pela elaboração do Plano de Saneamento Básico de Lages. A possível ampliação de parcerias, vai de encontro às demandas dos municípios e ao aval dos prefeitos. Por possui laboratórios de ponta e uma grande estrutura, a Unesc poderá assessorar, futuramente, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Regional.
Também consta na lista de serviços da instituição a revisão dos Planos Municipais de Saneamento Básico aos municípios com até10 mil habitantes, elaboração de projetos estruturais de grande envergadura como pontes e dentre outros, análises de qualidade de pavimento em laboratório de geomecânica.
O Parque Científico e Tecnológico da Unesc – Iparque, composto por cinco institutos integrados, está voltado à construção do conhecimento, uma vez que professores e alunos fazem parte do corpo técnico dos institutos. E são essas parcerias de assessorias sou consultorias, que estão sendo miradas para ajudar a desenvolver a Serra Catarinense.