A manhã desta segunda-feira (28) começou gelada na Serra Catarinense e já com registros de neve em Urupema, a cidade mais fria do Brasi; Urubici e São Joaquim. A ocorrência do fenômeno confirma as previsões de Ronaldo Coutinho e Pitera Scheur, da Estação Meteorológica Climaterra. Além da neve, alguns municípios da região, a exemplo de Lages, registraram a ocorrência de chuva congelada. As temperaturas devem permanecer bem baixas nesta segunda-feira (28), entre -2ºC e 8ºC.
A cidade de São Joaquim teve registro de chuva congelada no amanhecer de segunda-feira (28), sendo os primeiros registros feitos pela Climaterra, por volta de 5 horas e, posteriormente, o fenômeno ocorreu em Urupema e Bom Jardim da Serra, por volta das 8h30, no Vale da Invernadinha.
Depois da chuva congelada, a neve pôde ser observada na Localidade de Cruzeiro, em São Joaquim, por volta das 8h30, fenômeno que deverá se repetir e se intensificar, de acordo com a Climaterra, devido às condições climáticas propícias.
Aviso:
Indicativo de frio intenso entre os dias 28, 29 e 30 de junho e 01 de Julho (segunda, terça, quarta e quinta-feira) devido o ingresso de uma intensa massa de ar polar continental (centro de alta pressão) sobre a região Sul do Brasil promovendo dias de tempo firme e ensolarados com formação de geada ampla e até severa em algumas áreas de SC com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte onde as temperaturas mínimas ficam abaixo de 0ºC (temperaturas negativas em várias cidades).
NEVE E CHUVA CONGELADA para o Planalto Sul, Topo da Serra Gaúcha, áreas altas do Oeste e Meio Oeste (Campos de Palmas – próximo ou acima de 1000 m de altitude) entre segunda a quarta-feira (28 e 30/06) devido o ar polar e úmido na baixa atmosfera. Condição propicia a formação de sincelo nos Morros mais elevados do Planalto Sul e a Serra do Espigão.
Formação de geada ampla entre a madrugada e manhã/noite com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos e de forma menos abrangente no Litoral e Vale do Itajaí.
TEMPERATURA: Máximas variando entre 6/9ºC no Oeste e Meio Oeste, 9/11ºC no Planalto Norte, 0/4ºC no Topo da Serra, 3/6ºC na região de Lages, 10/13ºC no Litoral Sul e entre 13/16ºC no Litoral Norte e Vale do Itajaí. No auge do frio, mínimas oscilando entre 2/-5ºC na maior parte de SC e nas áreas frias tradicionais do Oeste, Meio Oeste e Planaltos com valores de mínimas entre -5/-8ºC ou até menos (grande chance de quebrar o recorde do ano em Bom Jardim da Serra, -9ºC dia 26/05/2021).
Na região de São Joaquim e alhures atenção com as telas antigranizo devido a possibilidade de neve. Atenção à população carente, especialmente aos moradores de rua nas grandes cidades de SC. Risco de hipotermia.
Fonte: Folha da Serra
Informações: Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer