O prefeito Antonio Ceron e o secretário municipal de Assistência Social e Habitação, Jean Pierre, recepcionaram 104 gestores representantes de municípios catarinenses, que participaram do evento presencialmente, além de 130 gestores de forma virtual
O município de Lages foi sede da primeira reunião semipresencial deste ano do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/SC), que aconteceu nesta quinta-feira (16 de setembro) no auditório do Órion Parque Tecnológico, e contou com a presença Assessor de Assistência Social da AMURES/CISAMA Lauro dos Santos.
O prefeito Antonio Ceron e o secretário municipal de Assistência Social e Habitação, Jean Pierre, recepcionaram 104 gestores representantes de municípios catarinenses, que participaram do evento presencialmente, além de 130 gestores de forma virtual. “Pra nós é uma honra saber que quase todos os 295 municípios catarinenses estão participando das discussões acerca das demandas da assistência social, tão importantes para a população. Em Lages, nossa preocupação sempre foi que todo cidadão tenha abrigo e alimentos suficientes para sua sobrevivência, principalmente nos dias mais gelados do inverno serrano. Acredito que cumprimos nossa missão”, destaca o prefeito Ceron.
Entre as pautas discutidas durante a reunião esteve o retorno do cartão SC Mais Renda,que é um auxílio emergencial do governo do Estado de Santa Catarina de apoio financeiro a famílias em vulnerabilidade social ou que perderam sua fonte de renda durante a pandemia do novo coronavírus.
Também entraram nas discussões questões que envolvem imigrantes, instalação de novos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS),demandas habitacionais, e o orçamento das secretarias municipais de Assistência Social para o próximo ano. “O objetivo do colegiado é discutir e atender as demandas e angústias dos secretários municipais e levá-las até os órgãos públicos para que sejam encontradas soluções. Nossa meta é ofertar um serviço humanizado para todas as pessoas que precisam”, diz o secretário Jean Pierre, vice-presidente do Coegemas.
Presente no evento, a secretária municipal de Assistência Social de Florianópolis e também presidente do Coegemas, Maria Claudia Goulart, lembrou que esta é a primeira vez que os municípios conseguem autonomia e podem optar por onde aplicar os recursos. “Devido à pandemia, tivemos muitas demandas eventuais, que precisavam ser atendidas com urgência. Avançamos muito nestas questões graças a mobilizações e discussões como esta”, comenta.
O que é o Coegemas
O Coegemas é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial e de duração indeterminada. Entre suas funções está congregar os gestores municipais de Assistência Social como órgão articulador e coordenador das ações comuns dos gestores municipais de Assistência Social, em prol do fortalecimento da política de assistência social, além de atuar na autonomia e interesse dos municípios.
Por Aline Tives