As taxas de suicídio de crianças e adolescentes têm aumentado nas últimas décadas. Para reverter este quadro, foi criado o movimento mundial Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
No Brasil, a ação é organizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e tem o apoio de centenas de instituições. Os profissionais da Assistência Social, do Abrigo e do CRAS, realizaram uma palestra na EEB Martinho de Haro, para crianças e adolescentes onde abordaram o tema.
A palestra ocorreu em dois períodos na escola, onde os profissionais explicaram o objetivo da campanha, que tem como objetivo a prevenção e redução do número de suicídios. Além disso, de acordo com o site da própria campanha, ele “visa a conscientização e a desmistificação do suicídio. Dessa forma, é preciso agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país”.
Além das ações do mês de setembro, São Joaquim conta com uma rede de proteção preparada para auxiliar na prevenção e atender casos de ideações suicidas de crianças e adolescentes.
Onde Pedir ajuda?
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (saúde da família, postos e centros de saúde);Samu – 192;Hospital;Psicólogos, Psiquiatras e Rede Socioassistencial;CVV – Centro de Valorização da Vida (apoio emocional e prevenção do suicídio). 188
Por Assessoria de Imprensa de São Joaquim