Você está visualizando atualmente Agricultores de Palmeira recebem orientações da Epagri para o cultivo milho

Agricultores de Palmeira recebem orientações da Epagri para o cultivo milho

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Com o objetivo de orientar sobre a praga Cigarrinha do Milho e o complexo de enfezamentos, a Epagri de Palmeira em parceria com a prefeitura, realizou na tarde desta sexta-feira (08), uma reunião com os agricultores da localidade de Barreiros. 

O engenheiro agrônomo da Epagri, Clayton Accacio, foi o condutor da palestra, segundo ele a cigarrinha surgiu no início deste ano nas lavouras da região, porém o aumento da incidência da praga, gerou preocupação com a safra. 

“O principal dano da cigarrinha na planta do milho é a transmissão de viroses e bactérias, causadoras do enfezamento no milho, podendo causar perdas na cultura de até 100%. Atacando as plantas mais velhas e depois as mais novas, é necessário a utilização de inseticidas para o controle,” explica o agrônomo. Além de informar as características do inseto, o monitoramento da lavoura, os danos provocados pela prega e também sobre a adubação do solo, Clayton ressaltou a importância do uso do equipamento de proteção individual (EPI), na aplicação do inseticida. “Caso tenha a incidência desta praga na lavoura, é preciso fazer a aplicação do inseticida aos sete dias após a emergência da cultura com intervalos de sete a 10 dias. Mas, é preciso ter cuidado, pois, assim como todos os outros defensivos agrícolas, pode provocar sérios danos à saúde. É preciso utilizar o EPI, vestimenta, luvas, botas, máscara”, ressalta.  

Contando com a participação de 20 agricultores, a reunião ficou aberta para a explanação de dúvidas e troca de ideias. O vereador e presidente da câmara, Alcione Pereira da Cruz, o fiscal tributário, Kelvin Farias, e o secretário da agricultura, Maurício Hepsen, também compareceram à reunião. “A prefeitura tem essa parceria com a Epagri, devido à pandemia ficamos quase dois anos sem fazer as reuniões com os agricultores, mas agora retornamos. É de extrema importância eles receberem essas orientações e terem esse suporte. A agricultura é um fator contribuinte em nossa economia”, concluiu o secretário Maurício. 

No final da reunião foi ressaltado que todos os proprietários das áreas rurais façam a regularização e legalização da propriedade conforme a lei de Nº 10.267, de 28 de agosto de 2001, que será custeada pelo estado. 

 

AGENDA COMUNIDADES:

 

1 – Res4tol, São Sebastião do Canoas, Vila Bilinios, Vila Nova – De  18 a 22/10

2 – Azulão, Barreiros, Cardoso, Rio Moura – De 25 a 27/10

3 – Morro dos Bentos, Cerro Alto – De 28 à 29/10

4 – Avencal, Mato Escuro, Pereiras, Lorenço – De 01 a 12/11

5 – Sede, Lageadinho, Cerro Baio e Igarrinhas, Campo Novo – De 15 a 30/111

 

Levas os seguintes documentos: identidade e CPF. 

Documentos do terreno: Escritura, matrícula, contrato de compra e venda.

 

 Por Assessoria de Imprensa de Palmeira