Você está visualizando atualmente 30 anos: Epagri é fundamental para a economia da Serra Catarinense

30 anos: Epagri é fundamental para a economia da Serra Catarinense

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Em 1991, com a fusão da Acaresc, Empasc e o antigo Instituto de Apicultura (Iasc), surgiu a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão de Tecnologia, conhecida somente pela sigla Epagri. Em 30 anos, o trabalho de extensão rural e de pesquisa realizados por seus técnicos foi fundamental para o desenvolvimento econômico dos municípios da Serra Catarinense e também para a permanência das famílias no campo.

Segundo o Governo do Estado, a Epagri está presente em todos os municípios de Santa Catarina, que podem contar com o serviço de pelo menos um extensionista rural. Dispõe de 13 unidades de pesquisa a fim de desenvolver tecnologias aplicadas às necessidades dos agricultores de cada região. Conta ainda com 13 Centros de Treinamento, também espalhados pelo território catarinense com o objetivo de capacitar agricultores, técnicos e outros profissionais.

Na Serra Catarinense é muito fácil comprovar a eficiência desse trabalho. Até a década de 1960, São Joaquim cultivava batatas e migrou para a maçã com a chegada da agência japonesa denominada de Jica, que contou com o apoio da Epagri para incentivar o plantio e iniciar as pesquisas com os frutos. Em décadas, pesquisas da Epagri resultaram em frutos resistentes a doenças e em pomares mais fáceis de serem manejados.

Atualmente a cultura é a principal fonte econômica do município, envolve cerca de duas mil famílias e movimenta cerca de R$ 300 milhões por ano. São Joaquim é o maior produtor nacional de maçãs. A Epagri também teve participação semelhante na produção de uvas. Atualmente o município concentra mais de 10 vinícolas, setor que movimenta o turismo.

Mas as pesquisas também abrangem grãos, pastagens e até formas de se preservas as nascentes. Fatores extremamente importantes considerando que a maioria dos municípios da Serra são essencialmente rurais.

 

Sementes crioulas

A Epagri trabalha com a preservação das sementes crioulas. São aquelas tradicionais, ou seja, que foram mantidas e selecionadas ao longo de gerações de agricultores. Elas não têm restrição para serem multiplicadas e são adaptadas às condições locais e da agricultura familiar. É aquela variedade de feijão com história, que a avó ganhou da vizinha, passou para os filhos, e agora é cultivada pelos netos. A Epagri é parceira dos guardiões de sementes, que é como são chamados os agricultores que conservam essas variedades de plantas.

 

Negócios

O agricultor também é um empreendedor. Afinal de contas, para colocar os produtos de forma competitiva no mercado, é preciso entender muito mais do que de terra e sementes. Por isso, a Epagri orienta as famílias nas áreas de gestão, negócios e mercado. Eles aprendem a agregar valor aos produtos, legalizar e profissionalizar os negócios e são orientados na criação de agroindústrias em todas as etapas.

 

Agricultura orgânica

A Epagri tem um forte trabalho de apoio à agricultura orgânica, buscando oferecer alimentos ainda mais saudáveis e seguros. O agricultor que segue por esse caminho encontra uma série de tecnologias e apoio técnico para tornar a lavoura mais rentável e sustentável. São cultivares desenvolvidos para o sistema orgânico, tecnologias para controle de pragas e doenças, nutrição das plantas e muito mais.

 

Mel é destaque mundial

Quando o assunto é mel, Santa Catarina fica entre os quatro maiores produtores do Brasil. Aqui se produz 68 quilos de mel por quilômetro quadrado a cada ano. O número é muito superior à média nacional, que é de 5 quilos por quilômetro quadrado. Na safra 2020/21, colhemos, ao todo, 6.500 toneladas. Além disso, o mel catarinense já foi classificado seis vezes entre os melhores do mundo.

 

Maçã em primeiro lugar no Brasil

Quando o assunto é maçã, Santa Catarina está no topo! Afinal, somos o maior produtor nacional dessa fruta. Só no ano passado, o estado colheu 596 mil toneladas. A nossa excelência nessa cadeia produtiva tem a participação fundamental da Epagri. Somos a única instituição no Brasil que faz melhoramento genético de macieira. Esse trabalho já colocou à disposição dos fruticultores 20 cultivares de maçã de alta qualidade, adaptados ao nosso clima, resistentes a doenças e com alta produtividade.

 

Milho para a agricultura familiar

Você já ouviu falar nos milhos Fortuna, Catarina e Colorado? Eles são cultivares de Variedade de Polinização Aberta desenvolvidos pela Epagri que fazem sucesso na agricultura familiar catarinense. A área de plantio no estado está estimada em 1.300 hectares e cresce a cada ano. Esses materiais combinam uma série de vantagens, que agradam especialmente os pequenos produtores. Os milhos da Epagri são mais rústicos, têm boa resistência à estiagem, boa produtividade e excelente relação custo-benefício.

 

Por Jornal Folha da Serra