Você está visualizando atualmente Amures e Cisama apoiam curso de formação de mão de obra em TI

Amures e Cisama apoiam curso de formação de mão de obra em TI

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Estão abertas, até 04 de março, as inscrições para o TropTech: Programa destinado para pessoas acima de 16 anos, moradoras da Serra Catarinense que queiram se habilitar na área de Tecnologia de Informação – TI.
A presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, se reuniu na manhã desta quinta-feira (27), com a coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Uniplac, Sabrina Bet para tratar das bases da parceria para que todos os municípios tenham oportunidade de enviar alunos para o curso.
A proposta do TropTech será levada à reunião dos prefeitos na próxima semana e envolverá a coordenação do Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama e as Secretarias Municipais de Educação, para criar as demandas e estratégias de adesão ao curso.
A capacitação dos alunos será 100% subsidiada e o propósito do TropTech é de identificar e formar profissionais desenvolvedores com flexibilidade, mobilidade e que tenha crescimento rápido de carreira. “Será uma grande oportunidade para capacitar as pessoas ao mercado de trabalho na área de tecnologia. E o que é melhor, elas não precisarão desembolsar nada, desde que tenham participação assídua no curso”, comenta Fernanda Córdova.
O programa propõe qualificação profissional e o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), sendo uma oportunidade única de ingressar em poucos meses no mercado de trabalho que mais cresce no mundo todo.
Serão 600 horas de aulas e 210 vagas com bolsas de 100% para alunos da Serra Catarinense. O programa é uma iniciativa da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), com apoio da Prefeitura de Lages, Orion Parque Tecnológico, Núcleo de Tecnologia e Inovação de Lages, empresas da região, Amures e Cisama.
A ideia do TropTech nasceu a partir de uma iniciativa do Governo do Estado voltado à formação de mão de obra de desenvolvedores na área de tecnologia. As aulas serão ministradas no sistema híbrido (on-line e presencial), por professores selecionados nas empresas de tecnologia e que já atuam e conhecem o tipo de profissional necessário na área.
Dados da Acate mostram que Santa Catarina é destaque nacional no setor de tecnologia, com 12 mil empresas e geração de mais de 60 mil empregos diretos. O setor fatura anualmente mais de R$ 18 bilhões e o maior desafio para a área é conseguir profissionais qualificados.