Capacitar Conselheiros Tutelares para entender e evitar situações de violência e da promoção e proteção de direitos da criança e do adolescente. É um dos objetivos da capacitação que inicio na manhã desta terça-feira (15), e se estende até final da tarde, no auditório da Amures.
Coordenada pelo assistente social da Amures/Cisama, Lauro dos Santos, a capacitação busca também, sistematizar o atendimento dos Conselhos Tutelares e Construir estratégias de intervenção dos Conselhos Tutelares junto à sociedade. O advogado especialista em direitos da Criança e do Adolescente, Luiz Gonzaga Azzi, membro do Conselho Estadual dos Conselheiros Tutelares de Santa Catarina é quem conduz a orientação técnica.
Lauro dos Santos observa que, é atribuição do Conselho Tutelar requisitar políticas públicas implementas pelo Estado, que visam assegurar a integridade física e mental de crianças e adolescentes. “Isso justifica essa capacitação, uma vez que tivemos dois anos de pandemia e os números da violência aumentou em todo Brasil”, comentou.
A primeira parte desta capacitação é teórica e a segunda parte acontece dia 22 de março, com a implantação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – SIPIA, nos municípios da Serra Catarinense. Neste segundo encontro, será dada continuidade ao cadastramento de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional que se constitui em uma única plataforma para formulação de políticas públicas in loco por município.