Encaminhados pela Secretaria Municipal de Palmeira, mais de 50 pessoas com problemas oftalmológicos foram atendidas em Lages neste último sábado (19). A consulta, foi realizado através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMURES).
A enfermeira Francine Matos de Moraes, explica que a partir da consulta em atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde do município, o paciente recebe o encaminhamento a qual é lançado no Sistema Nacional de Regulação (SisReg) para a liberação de sua consulta ou exame. “A partir da regulação realizada por médicos reguladores e classificados, os exames e consultas são liberados e agendados. Este mutirão foi realizado em consulta oftalmológica em Lages com os pacientes que aguardavam por esta liberação”,cita.
Ao total, 52 pacientes foram cadastrados para o atendimento, porém 11 faltaram no dia. Segundo o secretário municipal de saúde, Reinaldo Carlos Borges, é importante que as pessoas mantenham a assiduidade, pois os pacientes que confirmaram o uso do atendimento, mas se ausentaram sem aviso prévio, acabam se tornando um investimento nulo. “A secretaria municipal de saúde disponibilizou o deslocamento dos pacientes, assim fazendo três viagens a Lages no sábado. O custeio do exame ou da consulta após confirmado é gerado para o município, ou seja, confirmamos o investimento para 52 pacientes, e faltaram 11. É importante que em caso de desistência, seja comunicado com antecedência, assim, concedemos o atendimento a outras pessoas que também precisam”, ressalta Reinaldo Borges.
Por Assessoria de Imprensa de Palmeira