Você está visualizando atualmente Prefeitos farão visita técnica aos hospitais na terça-feira

Prefeitos farão visita técnica aos hospitais na terça-feira

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Na busca para conhecer a estrutura de atendimento dos hospitais da Serra Catarinense e encontrar solução para diminuir a fila de espera de pacientes do Sistema de Regulação (Sisreg), os prefeitos da Amures serão recebidos na terça-feira (14), pela direção dos hospitais Tereza Ramos e Nossa Senhora dos Prazeres. A deputada federal Carmen Zanotto, também foi convidada a acompanhar a visita técnica.
Será a primeira vez na história da Amures, que os prefeitos realizarão visita técnica em grupo, para conhecer a capacidade operacional de diferentes áreas dos hospitais de Lages. A primeira reunião está agendada para às 14:00, no Tereza Ramos. As autoridades serão recebidas pelo diretor geral Maurício Batalha. Ele conduzirá os prefeitos em todas as alas do hospital e explicará a capacidade de atendimento dos setores.
No Seminário Regional de Saúde, que tratou da fila de regulação mês passado, Maurício Batalha convidou os prefeitos para conhecer o hospital. A partir da visita técnica de terça-feira, os prefeitos pretendem tomar algumas decisões para agilizar os atendimentos de pacientes que estão há anos aguardando cirurgias, por exemplo.
No hospital Nossa Senhora dos Prazeres, a visita técnica está agendada para as 16:00. Da mesma forma, os prefeitos pretendem obter um diagnóstico da capacidade resolutiva, já que há possibilidade de compra de serviços fora da Serra Catarinense, caso não seja possível realizar o procedimento na região.
A presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, disse que a região corre contra o tempo para resolver esse problema. “Temos grandes desafios pela frente. O primeiro é implantar nos municípios, a regulação dos procedimentos ambulatoriais, que são consultas e exames. Depois, fazer com que ande a fila dos pacientes que aguardam por cirúrgicos”, disse Fernanda Córdova.
Para o presidente do Consórcio de Saúde da Amures, prefeito de Rio Rufino, Erlon Tancredo Costa (Kedo), é meta também, habilitar os hospitais dos municípios do interior da região para procedimentos cirúrgicos. “O Estado é nosso parceiro e ajudará, certamente, a habilitar o centro cirúrgico de hospitais de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Otacílio Costa e Correia Pinto, que podem ajudar no enfrentamento desse problema”, avalia Kedo.
Informações do Estado apontam que, o hospital Tereza Ramos, tem 521 procedimentos represados, sendo 453 de cirurgias geral. O Nossa Senhora dos Prazeres tem 3.539 pacientes em fila de espera, sendo que 1.232 aguardam por cirurgia geral. O hospital Infantil tem 328 pacientes na fila por cirurgia pediátrica.