O Dia Mundial das Hepatites Virais foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Brasil, em 2019 foi instituído o Julho Amarelo, mês de prevenção e conscientização na luta contra as hepatites virais.
Por esse motivo, a UBS Centro realizou no dia 21/07 uma visita ao comércio da cidade divulgando à população sobre o mês de prevenção e entregando cartazes para serem fixados e o laço amarelo que é significativo ao mês de Julho.
A ação foi realizada no comércio e também nas escolas, levando informações sobre como se prevenir e a importância da realização dos testes rápidos que são a melhor forma de descobrir se a pessoa está contaminada pela doença.
A UBS Florestal realizou a ação no Ginásio Municipal de Esportes, juntamente com o grupo de hipertensos e diabéticos.
A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica em parceria com a Klabin também esteve na empresa realizando testes rápidos e vacinação para os trabalhadores.
As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas, segundo a OMS.
Por isso, é tão importante fazer os exames. O diagnóstico pode ser feito por testes rápidos disponíveis em todas as Unidades de Saúde- UBS do município.
Conheça as formas de se prevenir, e mais informações sobre testes e vacinação.
Se tiver qualquer dúvida, procure as UBS mais próxima